ISRAEL DA SOIS
Lança livro sobre o ritmo Bugiu
Ontem, dia 05, na boca da noite, estivemos em São Francisco de Paula prestigiando o músico Israel Da Sois no lançamento de seu livro sobre o bugiu (segundo alguns estudiosos se escreve com U por se tratar do ritmo). O evento foi muito concorrido.
Me coube, como Presidente da Academia Serrana de Letras, "abrir os trabalhos", fato pelo qual agradeço.
O livro de 194 páginas traz a assinatura da Editora Escrita Serrana. É um trabalho de pesquisa de longos anos do autor trazendo como alicerce sua amizade e admiração pelos gaiteiros Irmãos Bertussi, acolherada a belos e instrutivos depoimentos de artistas renomados no meio tais como Juliano Borges, Noé Teixeira, João Luis Corrêa e Luiz Carlos Borges.
A temática é vasta, controversa e sem posições definitivas e precisa destes elementos trazidos pelo autor para alimentar nossos conhecimentos e tirarmos nossas conclusões. Quem intitular-se como "dono da verdade" sobre o assunto (coisa que o Israel não faz) estará cometendo um provável equívoco.
Sabemos que, no mundo globalizado de hoje, aonde tudo é rápido e as informações entram em nossos lares via internet, quem edita um livro sem Leis de Incentivo no costado são pessoas que merecem todo o nosso respeito.
Mil gracias, amigo Israel por convidar-me a participar de sua obra escrevendo sobre o Festival Ronco do Bugio (já em sua 29ª edição), uma prova viva de que São Francisco de Paula é um grande preservador desta cultura musical. O ritmo e o festival são Patrimônios Imateriais deste município serrano.
Sucesso na empreitada, meu amigo Israel Da Sois.