RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

O BUGIO ALÉM DOS PALCOS

 


Como já me manifestei em uma postagem anterior, nesta edição do 29º Ronco do Bugio não estou fazendo parte da organização do evento. Não iria nem participar concorrendo pois a ideia era dar um tempo em tantas atividades culturais. Contudo (e sempre existe um contudo, mas, porém, entretanto...) não poderia negar aos pedidos de meus velhos amigos José Claro (Zezinho) e Ubiratã Reis (Bira) e acabamos fazendo duas letras que, tão bem musicadas por estes dois gaiteiros, acabaram tendo o privilégio de serem classificadas. Agora, já estamos entreverados novamente mesmo que de outra maneira.    

Da mesma forma, jamais eu poderia dizer não ao pedido das minhas amigas Vanessa Spindler e Maria Eduarda, da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula e no dia 27, as 9.30h, paralelo ao festival, estaremos ministrando uma palestra (na verdade dois dedos de prosa) sobre Patrimônio Imaterial "Ritmo Bugio e Ronco do Bugio, história ao largo no tempo..." e, as 10.15h estaremos mediando uma mesa redonda sobre o mesmo tema com os convidados Israel Da Sóis, músico e escritor; Volnei Gomes, músico e intérprete; Sérgio Barbosa, ativista cultural e Lucas Gusen, músico e gestor ambiental. 

É o Ronco do Bugio indo além dos palcos pois a capa do CD foi desenvolvida através de um concurso na rede escolar do município e os Cozinheiros de São Chico estarão novamente presentes com uma bóia sensacional distribuída gratuitamente. 

Todos estão convidados. Participem. 

Quanto aos espetáculos? O banner responde (a programação completa sairá em outra postagem).