RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 29 de julho de 2022

CAPITAL PROJETA ILUMINAR 55 MONUMENTOS

 

Para nós do blog que sempre criticamos o abandono de nossos memoriais, devemos, por dever de ofício, elogiar tal iniciativa do poder público. 


Foto: Fabiano Amaral / CP


Quem passou pela Praça Brigadeiro Sampaio e pela Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira, notou o ambiente mais iluminado que de costume. Os dois lugares receberam iluminação cênica. Na Praça XV, as luzes diferenciadas puderam ser conferidas no Chalé da Praça e, na Brigadeiro Sampaio, em dois monumentos: o Tambor e a estátua que dá nome ao logradouro. Uma intervenção semelhante já havia contemplado o Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção.

A ação integra um plano de modernização da iluminação pública da capital, previsto na parceria público-privada entre a Prefeitura e a concessionária IPSul. O serviço também chega ao Museu do Trabalho, ainda nesta semana. Ao todo, 55 locais serão contemplados até o fim do ano.

“As luzes cênicas também auxiliam para que esses espaços fiquem mais seguros. Estamos trabalhando para seja algo duradouro e traga mais vida a diferentes regiões da capital”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

Do segundo semestre do ano passado até agora, cerca de 77 mil lâmpadas foram substituídas em diferentes bairros da cidade. O Parque Marinha do Brasil também passa pela modernização, com a instalação de luminárias em LED e reforço nas instalações para coibir o vandalismo..