RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 24 de junho de 2022

REPONTANDO DATAS / 24 DE JUNHO

 

Hoje, 24 de Junho, é Dia de São João Batista pois, provavelmente, foi o dia de seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando e assim conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.

No ano 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse. Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.

 

Já no dia 24 de junho do ano de 1825 morria em Quaraí Luis Felipe Saldanha da Gama, baiano que montava muito mal a cavalo, daí o apelido pejorativo de "baiano", quando alguém não é do ramo no lombo de um animal.

 

Também no dia 24 do mês de junho, mas no ano de 2015 deixava este plano o folclorista, poeta, historiador e apresentador Antonio Augusto Fagundes, conhecido como Nico Fagundes. Ele tinha 80 anos e estava internado há mais de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre.