Muitos parceiros de nosso blog poderão se perguntar: Como, em plena segunda-feira, após tantos shows, bailes, festivais, rodeios, cavalgadas, por este Rio Grande a fora a gente vir escrever sobre lançamento de livro? É justamente por isso, ou seja, por termos tantos eventos voltados para o entretenimento em diversos segmentos e tão poucos visando a literatura, a busca de conhecimentos da nossa cultura regional através da leitura.
No dia 04, sábado, a recém fundada Academia Serrana de Letras, entidade a qual tenho a honra de presidir, promoveu o lançamento do livro Pajador e Decimista, do poeta e escritor Paulo de Freitas Mendonça, uma obra diferenciada não só pela qualidade dos poemas apresentados mas também porque proporciona aos deficientes visuais a leitura em braile.
Devo confessar que eu estava um tanto apreensivo quanto ao sucesso do evento pois nosso povo, infelizmente, não se apega muito em livros. Mordi minha língua pois o encontro foi tapado de êxito. Grande público, presença de autoridades como o vice-prefeito Thiago Teixeira, o Presidente da Câmara de Vereadores Jair Alves Teixeira, a Secretária de Turismo Vanessa Spindler, a Coordenadora de Cultura Maria Eduarda Comin, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Israel Da Sóis, o Presidente da Estância da Poesia Crioula Maxsoel Bastos de Freitas, integrantes do CTG Rodeio Serrano e do Piquete Raízes Serrana, a Coordenadora das Anitas da Serra Luciane Altmayer, rainhas e princesas da 24ª Festa do Pinhão e muitas outras pessoas que deixamos de nominar para não cometer o pecado do esquecimento.
Queremos ter o prazer de divulgar, aqui, mais e mais lançamentos de obras literárias, de inaugurações de bibliotecas em Centros de Tradições, de colégios promovendo gincanas culturais, de uma Rio Grande também voltado para a transmissão de costumes através dos livros.
ALGUMAS CHAPAS DE NOSSO EVENTO DE SÁBADO