RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 15 de maio de 2022

QUERÊNCIA DA BUGIADA

 

No princípio os bugios vinham comer na mão...


Já citei diversas vezes aqui neste espaço que meus primos Vera e Hélio são proprietários de um sítio em Aguas Claras, aqui perto de Viamão, aonde os bugios tem toda a liberdade. É o famoso Orelhano, local de refúgio da parentada. 

Até uns tempos atrás os primatas desciam das árvores para vir comer em nossas mãos. Pois agora o Hélio me manda umas chapas mostrando que os bichanos já se aquerenciaram pelo rancho. Convivem com naturalidade com meus primos que os tratam com carinho e dedicação. 

Segundo o Hélio, esta relação aconteceu da seguinte forma: Lá em 2000 passou um tornado aqui na nossa região aonde muitas residências foram destruídas, a minha ficou inteira e abrigamos diversos vizinhos. A Vera chegou a encher uma bolsa com pássaros mortos caídos pelo chão. Os bugios ficaram sem o mato que também foi devastado e, em consequência, sem comida. Caiam das árvores de fome. Então, comecei a alimentá-los e os que se salvaram foram ficando na volta do rancho. Ainda tem pessoas que dizem que não devo alimentá-los mas jamais irei escorraçá-los pois os considero como integrantes da nossa família.

Numa época em que se utiliza animais para campanhas políticas, nos resta cumprimentar a este casal que cuida desta bugiada sem segundas intenções. 


...e agora já adentram ao rancho para alimentar-se.