Domingo pela manhã é o dia em que nossos rádios gaudérios se alvorotam. Tem programa de todo o porte e para todos os gostos. Pensando nisso vamos apartar algumas quinquilharias que brotavam (e ainda brotam) nestes dominicais radiofônicos ao vivo e que foram reculutadas no livro Anedotário da Rua da Praia, de Renato Maciel de Sá Junior, e lançado pela editora Globo.
1 - O extasiado locutor de uma emissora em cidade próxima a Porto Alegre anunciou: - Neste domingo de manhã será levado à pia batismal o precoce nenê Rogério, filho da voz que vos fala.
2 - Seguimento de programação ouvido em Veranópolis: - Aqui Rádio Veranense transmitindo diretamente da Capital da Saúde. Convite para enterro: a família de...
3 - O speaker terminou a fala em programa noturno de rádio da capital, espichou lentamente os braços, deu espreguiçado bocejo e, sem se dar conta que ainda estava no ar, avisou ao operador: - Bom, vou dar uma mijadinha e volto já.
4 - Albérico Duarte, faz-tudo na Rádio Cultura de Bagé, irradiava o jogo de futebol entre Guarani e Pelotas. Em ambos os times havia jogador chamado Miguel. Albérico narrou assim determinado lance da partida: - .... bola com Miguel do Guarani, vai levando, enfrenta agora seu anônimo do Pelotas.
5 - O lateral do Bagé era Tico, negrão baixo e retaco. Deu pontapé sem bola e acabou expulso de campo. Mas resolveu engrossar e disse que não saía. Albérico, atento, descrevia tudo aos ouvintes: - O juiz continua querendo botar o Tico pra fora, mas este reluta, parece que não quer sair...
6 - Ênio Rodrigues, capitão do time do Grêmio, caiu lesionado. Junto com o massagista correu Sérgio Morais, repórter da Rádio Gaúcha. Segundos mais tarde informava: - estão atirando água na fisionomia dele...
7 - O mesmo Sérgio foi destacado para cobrir um incêndio. Voz baixa e confidente, começou a irradiar: - Senhores ouvintes, transmitindo diretamente do bairro da Glória, onde neste momento está se realizando um princípio de incêndio.
8 - Mário Pinto, locutor da Rádio Charrua de Uruguaiana, conseguiu patrocinador para transmitir os derradeiros momentos de importante personalidade local. Postado junto a porta do quarto do hospital, anunciava aos ouvintes que, na primeira oportunidade tentaria colher as últimas impressões do agonizante.
9 - Mensagem transmitida pela Rádio Alegrete a fazendeiro do interior do município: - Atenção Sr. Francisco Alvarado, venha depressa à cidade. Seu pai está passando muito mal. Convém trazer luto.
10 - Lia-se convite para enterro ao microfone de rádio da capital: - ...O corpo já encomendado sairá hoje às onze horas da capela do Hospital Santa Rita para o Cemitério São Miguel e Almas...
Institivamente o locutor conferiu o relógio e constatou já serem onze e vinte. Arrematou rápido: - ... aliás, já saiu, mas se o amigo ouvinte apertar o passo, acho que ainda pega o féretro na lomba do cemitério.