Uma tipo de arte que sempre me atraiu foi o Cartun. Cheguei a editar um livro de cartuns em 1993 e, quando em vez, publico algo aqui neste espaço. Contudo, nunca me dediquei profissionalmente. O cartunista até não precisa ser um grande desenhista, mas tem que sobrar criatividade. No Rio Grande do Sul temos diversos bons cartunistas e cito alguns como o saudoso Sam'Paulo, o Ioti e o Santiago, que agora lança uma retrospectiva de seus trabalhos.
Neltair Abreu, o Santiago, é um dos mais premiados cartunistas gaúchos e lança um livro com o melhor de sua produção nos últimos 30 anos incluindo 16 cartuns que foram agraciados em festivais nacionais e internacionais, além de obras inéditas.
A editora é a Libretos e o valor do livro é R$ 45. A sessão de autógrafos está marcada para o dia 10 de março, as 17h30min no espaço Amelie (rua Vieira de Castro, 439, bairro Santana, em Porto Alegre).
O livro Caderno de Desdenhos também pode ser adquirido no site: libretos.com.br, em livrarias ou diretamente com o autor.