RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 27 de fevereiro de 2022

PUTIN CUSPIU E APAGOU O RISCO

 

E BIDEN ESMORECEU


Gravura: Léo Ribeiro

Há poucos dias, quando Joe Biden e Vladimir Putin apenas se retoçavam, comentei que aquelas ameaças mais pareciam nossas provocações de guris, lá na legendária Aratinga. 

Naqueles tempos de infância havia duas maneiras de testar a valentia de nossos adversários. 

A primeira era dizer: - Gospe (cospe) no chão se tu é bem homem !!!

A segunda era fazer um risco na terra e afrontar: - Apaga, se tu é macho !!!

Se nosso desafeto cumprisse algum destes desafios ou a gente se tramava no soco ou corria para casa o quanto a perna dava. 

Eu pensava que os alaridos entre os dois poderosos chefes de Estado não passavam de meras intimidações. Na verdade acho que era um desejo meu. Infelizmente me enganei. 

Putin, um demente, cuspiu e apagou o risco no chão matando centenas de pessoas e Biden correu para casa (Branca) com ameaças que fazem os russos soltarem frouxos de risos. E o resto do mundo? Como diz o gaúcho: - "se acadelou".    

Que tempo vivemos. A pandemia não serviu para nada. 

No fundo, estes buldogues não brigam. Se respeitam, ou se temem. Quem paga a mula roubada é o pequeno, o pobre. Como diria Brizola: - Tudo são "interésses". Quando o EUA invadiu o Iraque, entre garrafas de vodca a Rússia apenas observou. Agora, o chefe dos cowboys, com as calças borradas, emborca um whisky sem gelo antes de assistir a um filme de bang-bang. Total, matar índios é bem mais fácil.