RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sábado, 15 de janeiro de 2022

O IMPERADOR NO RS


Elenco da novela Nos Tempos do Imperador


Tenho acompanhado, mesmo que superficialmente, a novela da Globo Nos Tempos do Imperador. Gosto destas temáticas de época mesmo que recheadas de ficções. A gente sempre aprende algo ou busca se inteirar melhor daquilo que se passou nestes idos anos do Brasil colônia, talvez o período mais triste de nossa história em virtude da escravidão. 

Pois nesta faze da novela está acontecendo a Guerra do Paraguai e procurei saber mais a fundo sobre o assunto. A gente tem uma falsa ideia de que a Tríplice Aliança foi algo tipo "prevalecimento" de três contra um (Brasil, Uruguai e Argentina X Paraguai). Na verdade, nos contam os historiadores, que Solano Lopes, ditador paraguaio, provocou o conflito para desviar a atenção de sua péssima "administração" e, para tanto, direcionou todos os recursos do país para fortalecer um exército que se tornou poderoso. No pensamento deste mandatário, vencendo o conflito os demais problemas de sua nação seriam superados. Não imaginava que a derrota bélica levaria seu povo a quase ser exterminado causando um atraso econômico que levou anos para ser recuperado. 

Mas voltemos a novela. 

Em uma certa ocasião do conflito (1865) os revolucionários paraguaios invadiram a Vila de Uruguaiana e, por ali, centralizou-se a guerra. Dom Pedro II, para dar ânimo a seus soldados veio da Corte, passando por Porto Alegre, e direcionou-se a cidade fronteiriça. Dois meses após Uruguaiana foi retomada pelo império. 

Este episódio será mostrado nos próximos capítulos e, para dar um ar de gauchismo, haverá danças, gastronomia e outras atividades relacionadas a nossa cultura. 

Quem nos conta esses detalhes é o meu amigo José Tadeu Maciel, vacariano de quatro costados a quem eu chamo de Embaixador da Cultura Gaúcha no Rio de Janeiro, pois há muito tempo vem divulgando nossos costumes na Cidade Maravilhosa. Ele aparecerá dançando chula no dia 18, terça-feira.

Vamos assistir.                  


José Tadeu Maciel está a direita da chapa


Dom Pedro II, com trajes de gaúcho, em sua passagem pelo RS