RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

domingo, 16 de janeiro de 2022

O CONSTRANGIMENTO DO CHIMARRÃO

 


O chimarrão é a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. Em qualquer rancho desta querência, por mais humilde que seja, pode faltar o luxo nas iguarias mas não faltará um "topetudo" espumante com erva buena, cevado a capricho. É o nosso gesto fraterno de mostrar que estamos felizes com a presença de quem nos dá "hô de casa".   

Pois o tal "seio moreno" tapado com o verde das coxilhas deste pago tem me causado algum constrangimento.

Com o advento da pandemia e seus cruéis efeitos, se recomenda os cuidados básicos de lavar as mãos, usar máscaras, cumprimentar-se a distância e... não compartilhar o mate.

Ocorre que nem todos entendem tal ação como uma precaução.

Ao contrário dos hermanos argentinos e uruguaios que tem seus avios de mate de forma individual, o gaúcho brasileiro vê nas rodas de chimarrão, no passar de mão-em-mão, uma forma de comunhão.

Eu tenho em minha morada dois aparelhos completos mas, sinceramente, me sinto constrangido ao oferecer a seiva amarga dos gaúchos em cuias separadas a quem me visita. Soa como se eu desconfiasse da saúde dos meus convidados.

Da mesma forma, já ocorreu-me de ir na casa de amigos e, ao receber o chimarrão, eu dar uma desculpa para não sorver "a velha hospitalidade da gente do meu rincão".

Ai vem a tona aquela velha encruzilhada: Razão ou coração?

Penso que só o tempo resolverá estes senões impostos pelo vírus. Até lá temos que ser práticos e racionais e não ver na negativa do mate um sinal de desconfiança mas sim um gesto de apreço pela saúde de quem chimarreia com a gente.

 

FALANDO EM CHIMARRÃO...

... esta semana, como Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, relatei o projeto que propõe a realização do 35º Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões. Um festival aonde já fui avaliador em duas ocasiões e posso testemunhar a grandeza do evento bem como o envolvimento da comunidade com tal acontecimento, pois Palmeira, simplesmente, se muda de mala e cuia para o Parque de Exposições aonde acontece o festival.

Depois de minha relatoria muitos me perguntaram o significado de Carijo. Pois bueno:

Carijo é o procedimento de secagem das folhas da erva-mate, fato que exige dedicação e atenção constante. Para tanto é feito um fogo grande e uma armação em forma de grade, geralmente de varas descascadas e amarradas com cipó, onde se coloca as folhas verdes para serem crestadas (secadas). Carijada é o nome que se dá a esta forma artesanal e rudimentar de produção de erva-mate. Durante este processo que pode levar longos dias, para aproveitamento do fogo e a sua temperatura ideal, as pessoas “rondavam” o carijó, cantando, dançando e tomando muito chimarrão. Daí, originou-se o nome do festival.