RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

O BIOMA PAMPA....


....VAI DE ONDE ATÉ ONDE? 


Cantado e decantado pelo cancioneiro gaúcho, no Sul do Brasil está o único bioma brasileiro restrito a apenas um Estado. Cerca de dois terços da área do Rio Grande do Sul são ocupados pelo Pampa: uma extensa área de campo natural. Nesta região forjou-se o "gaúcho gaudério".

O clima temperado, com temperaturas médias entre 13 °C e 17 °C, garante ao bioma características únicas. Uma delas é a presença de grandes campos de gramíneas (também conhecidas como capins, gramas ou relvas), com 450 espécies dessas plantas espalhadas pela região.

Esse cenário foi encontrado pelos primeiros seres humanos que habitaram a região Sul do Brasil, há cerca de 12 mil anos, e continua sendo a cara do Pampa atual. Mas, por ser tão antigo, o bioma possui grande variedade de espécies e paisagens. Embora seja famoso pelos campos, o Pampa abriga também florestas nas margens dos rios, arbustos, leguminosas, bromélias e até cactos. Na vegetação diversificada, vivem, é claro, centenas de espécies animais.




Toda essa geografia acaba tendo reflexos na alma do habitante dessa região. É o que Yupanqui trata no poema Tiempo del Hombre. “Esse é o homem do Pampa, assombrado pela sua magnitude. Ele não tem terra, até porque não era sua a propriedade, e diz que sua terra é o pampa por onde se desloca”.

Em suma. Para o gaúcho, ou o gaucho, o Pampa não tem fronteiras. É do tamanho da sua alma.