RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

MENINO DE 9 ANOS É UM DOS CAMPEÕES


DO RODEIO INTERESTADUAL DE BARRACÃO


Lucas Duarte e Cauan Boeno (9 anos)
Crédito: Canal TiroCerto

E impressionante como evoluiu, profissionalizou-se, o tiro de laço. Deixando de lado o debate se tal atividade é esporte ou é cultura, a verdade é que, dia-a-dia, seu número de participantes aumenta na mesma proporção em que diminui a idade dos laçadores e laçadoras (sim porque deixou de ser algo praticado apenas por homens). 

A turminha já começa a bolear seu laço em tenra idade na chamada "vaca parada", uma categoria que ganhou um belo espaço pelas festas campeiras Rio Grande a fora.

O tradicional rodeio crioulo da cidade de Barracão aconteceu neste fim de semana. Tal festividade é grandiosa e muito disputada pelos laçadores de toda aquela região do Rio Grande do Sul. 

Mas o grande momento se reservou para a final do tiro de laço quando Cauan Boeno de Tupanci do Sul ao lado de Lucas Duarte de Pinhal da Serra foram uma das duplas vencedoras do prêmio que era um carro zero quilômetro. O que chama mais atenção é que Cauan tem apenas 09 anos e se destaca como um laçador a nível de veterano, já sendo reconhecido em grande parte do Estado e considerado um fenômeno no domínio do cavalo e do laço.  

No total o carro foi dividido em 06 duplas vencedoras restando um valor de 08 mil reais pra cada dupla. 

É comum, nos dias atuais, os laçadores botarem mais de cem armadas sem errar nenhuma e terem de parar, dividindo os prêmios que, invariavelmente, são polpudos. Se foi o tempo de laçar apenas por um mero e trivial troféu. 

O bom disto tudo é que as nossas tradições, que muitos dizem estar acabando, se renovam em todos os sentidos.