RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

JAIME RIBEIRO

 

20 anos de nativismo no rádio




Jaime Ribeiro, 62 anos, há um longo tempo (46 anos) vem nos brindando com seu vasto conhecimento musical.  

Serviu a pátria como 2º Sargento do Exército e formou-se como técnico contábil. Foi gerente de empresas, funcionário público municipal, mas foi através da música que realizou-se atuando em mais de cinco conjuntos de bailes. Nos festivais desde as primeiras Califórnias,  com o Grupo Parceria foi premiado com a Calhandra de Ouro e, com a canção Guria (letra de Maxsoel Bastos) recebeu a Calhandra de Prata.

Na Argentina gravou vários trabalhos com Gicela Mendez Ribeiro e atuou em vários eventos de chamamé. Com Gaúcho da Fronteira, percorreu  o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e teve algumas parcerias musicais como o “Segura o Tchê”.

Filho do radialista Jairo Ribeiro, da Radio São Miguel, Jaime teve diversas experiências neste meio de comunicação e, em 20 de março de 2002, ingressou na Rádio 96 Uruguaiana para substituir o programa A Voz do Brasil, através de uma liminar.

A rádio tem 40 anos e carrega um compromisso com a cultura, abrangendo mais de 300 km em 24 cidades do Mercosul.  Em 2006 chegou a Internet e o site, redes sociais, app e jogou a programação sem limite para audiência de gaúchos sequiosos de música nativista. Naquele tempo, as rádios só tocavam músicas de bailes, “tchê-music” e Jaime apresentou uma proposta diferente, valorizando a Califórnia da Canção Nativa. 

Hoje Jaime Ribeiro comanda os programas a Voz do Pampa, 19 às 21h segunda as sextas e o Som do Sul  das 9 as 14 h domingo, também pelas plataformas digitais.  São 20 anos de muito trabalho em prol de uma cultura autêntica que deu a Jaime Ribeiro e aos seus milhares de ouvintes muitas alegrias como uma distinção com um Troféu através de César Oliveira e Rogério Melo e, mais recentemente, o Troféu José Mendes através da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.  

Os poetas, compositores, músicos, enfim a classe artística do Estado, sente-se agradecida a Jaime Ribeiro por sua dedicação em valorizar através de seu trabalho de divulgação incansável e competente, a nossa arte, cultura e os nossos costumes tradicionais, fortalecendo a quem labuta na cadeia musical, um produto que é nosso de Raiz.