CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

domingo, 30 de janeiro de 2022

ESCULTOR E BIÓGRAFO DE JAYME CAETANO

 

Vinícius Ribeiro
Crédito: Site Portal das Missões

Se vivo estivesse, o poeta e pajador Jayme Caetano Braun, que morreu em 1999, na data de hoje estaria completando 98 anos (ver matéria na postagem abaixo).

Sua obra ficou perpetuada em livros e no monumento erigido em um dos trevos de acesso a cidade de São Luiz Gonzaga. O autor desta bela obra inaugurada em 2009 foi o escultor Vinícius Ribeiro. O que muita gente não sabe é que este grande artista plástico também é responsável pela biografia mais completa do poeta missioneiro. Após anos de pesquisas, a vida de Jayme Caetano Braun encontrou guarida neste magnífico trabalho biográfico de Vinícius Ribeiro.

Em 2024 comemora-se o centenário de nascimento de Jayme e o que se espera são homenagens bem mais encorpadas do que as justas lembranças nos programas de rádios e cavalgadas comemorativas.

Jayme Caetano Braun, ao lado de Teixeirinha, talvez seja o artista mais citado por estas plagas e acima do Rio Mampituba mas sentimos que a poesia oral improvisada, ao contrário do que acontece em países vizinhos como o Chile, o Uruguai e a Argentina, no Rio Grande do Sul está esmorecendo, esvaindo. Há pouca renovação neste segmento e os festivais específicos sumiram. 

Temos que repensar as pajadas, os pajadores, e prestar esta homenagem a Jayme Caetano Braun, ou seja, a continuidade desta arte em que ele foi o grande mestre.