CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2021


Como fazemos desde a criação do blog, em 2010, ao final de cada ano realizamos uma RETROSPECTIVA GAUDÉRIA destacando os fatos mais importante dos últimos 365 dias.

Apesar da pandemia e dos protocolos com proibições de aglomerações muitos eventos festivos aconteceram, como rodeios, por exemplo. Não vamos nominar, nesta retrospectiva, lançamentos de discos e livros para não cometer o pecado do esquecimento. Da mesma forma deixaremos de citar as dezenas de festivais e lives, híbridos, presenciais ou virtuais, abrindo uma exceção para a Califórnia da Canção Nativa, o embrião destes eventos nativistas que completa cinquenta anos.

Uma boa leitura e um ano de 2022 venturoso a todos os amigos e amigas      

      

JANEIRO        

01 - Na posse da nova legislatura municipal de Porto Alegre alguns vereadores permaneceram sentados diante da execução do Hino Rio-grandense em protesto por considerarem que sua letra é racista.   

03 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho veio a público manifestar-se sobre as colocações de que o Hino Rio-grandense possui conotação racista.

06 - A Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha realizou a "Noite de Reis". Na impossibilidade de ser presencial a apresentação aconteceu de forma virtual.

12 - O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) propõe a aprovação de uma lei para mudar o Hino Rio-grandense, especificamente o trecho "povo que não tem virtude, acaba por ser escravo".

15 - Começa a 31a Festa  Nacional do Chamamé e Chamamé do Mercosul, em Corrientes. A edição foi virtual com os melhores momentos dos últimos anos.

17 - O programa Fantástico da Rede Globo passou, a nível nacional, uma reportagem sobre as corridas e os presumíveis maus tratos de cães galgos no Rio Grande do Sul.

18 - Em Convenção Tradicionalista realizada virtualmente na noite do dia 18, a proposta de um novo turno para a eleição do MTG foi retirada pelo autor

20 - O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) desistiu de propor à  Assembleia um projeto para alterar a letra do Hino Riograndense. Mainardi argumenta que pretendia unir, mas que “a iniciativa acabou, paradoxalmente, por incentivar nossas divisões”.

25 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul divulga o Edital de Convocação da Assembleia Geral Eletiva, que acontece no dia 27 de fevereiro.


FEVEREIRO

09 - O Departamento de Narradores do MTG realizou Assembleia Geral Extraordinária, no CTG Pousada da Figueira, em Porto Alegre. O evento reuniu 42 integrantes. O destaque da pauta foi a revisão do inciso IX do regulamento, que proibia atuação de seus membros  em eventos não realizados por entidades filiadas ao MTGRS. Com 39 votos favoráveis, com a nova redação os narradores filiados ao departamento podem trabalhar em todo e qualquer evento que promova cultura.

16 - A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) realizou sua assembleia geral ordinária virtual para eleição da nova diretoria, gestão 2021-23. Por unanimidade, foi eleita a chapa que teve Rogério Bastos como presidente.

18 - Faleceu na tarde de quinta-feira, 18, Telmo de Lima Freitas, um ícone da musicalidade crioula rio-grandense. Aos 88 anos de idade, foi encontrado sem vida, solito, no sofá da sala por volta das 16 horas.

22 - O Governador do Estado, através de Decreto, instituiu o ano do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a "Heroína de Dois Mundos". As festividades foram celebradas durante todo o ano de 2021.

23 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho adiou o pleito 2021, que definiria a nova composição dos Conselhos Diretor e Fiscal da entidade. A votação aconteceria no dia 27 de fevereiro, porém o Rio Grande do Sul ficou parcialmente com bandeira preta e por consequência com restrições sociais, o que inviabilizou a realização simultânea nas 30 regiões tradicionalistas.

25 - Uma das autoras mais lidas do Brasil, a escritora Carolina Maria de Jesus, mulher, negra, recebeu uma homenagem póstuma. Ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A escritora ficou famosa em 1958 quando trechos do diário da catadora de papel, que vivia na favela do Canindé, em São Paulo, foram publicados pelo extinto jornal "A Noite".

27 - Em virtude do mapa da pandemia MTG suspende atividades em entidades tradicionalistas e na própria sede. Com o Rio Grande do Sul sob bandeira preta todas as atividades em entidades tradicionalistas filiadas ao MTG foram suspensas.


MARÇO

03 - Faleceu em Santa Maria, a cantora e tradicionalista Deborah Rosa, aos 44 anos, de embolia pulmonar, seguida de duas paradas cardíacas. Ela participou de inúmeros festivais e espetáculos, entre eles, o “Musical Imembuy”, e o “Divas do Rádio” no qual percorreu o RS.

11 - O grupo GAM3 Parks assinou a concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) pelos próximos 35 anos. A ideia é criar um Parque Temático do Gaúcho além de outras atividades que incluem estátuas gigantes de dinossauros.

31 - Morre Derly Silva, de Sapucaia do Sul, um esteio desta arte do improviso chamada trova. Derly Silva, foi um dos maiores conhecedores além ser fundador da Associação de Trovadores Luiz Muller.


ABRIL

03 - A cantora Berenice Azambuja recebeu alta do  hospital de Tapejara, aonde estava internada com Covid-19, e sai tocando gaita e cantando "é isto que o velho gosta".

07 - O vice-presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho, César Oliveira, assumiu a gestão da entidade, interinamente, no lugar da presidente  Gilda Galeazzi, que se licenciou para tratar da saúde.

12 - O deputado Luiz Marenco (PDT) protocolou um Projeto de Proposição Legislativa que tem por objetivo reconhecer a cultura gaúcha, em toda sua amplitude, como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado.

16 - São abertas as inscrições para o Festival Gaúcho da Inclusão, evento virtual para dar visibilidade a crianças, jovens e adultos especiais que cultuam as tradições nas 30 Regiões Tradicionalistas.

17 - Em nota oficial, após dezenas de denúncias de irregularidades na escolha dos selecionados, a Secretaria da Cultura cancelou o resultado do Prêmio Trajetórias Culturais.

19 - O cantor César Oliveira assume como Adido Cultural do Rio Grande do Sul. A posse ocorreu no Palácio Piratini e contou com as presenças do governador Eduardo Leite; da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo; do secretário estadual de turismo, Ronaldo Santini; e do deputado federal Lucas Redecker

22 - A coleção de quase mil peças, que resgata momentos da história da Revolução Farroupilha foi transferida para o Museu Histórico Farroupilha (MHF) na cidade de Piratini. O acervo foi doado pelo gaúcho Volnir Júnior dos Santos, que vive em Natal, no Rio Grande do Norte.


MAIO

02 - Morreu na manhã deste domingo, aos 64 anos, um dos maiores produtores da música regionalista gaúcha, Edison Luis Campagna. O músico e diretor da gravadora ACIT  enfrentava um câncer de fígado.

08 - O governo federal retirou da sociedade civil e centralizou nas mãos de André Porciúncula a aprovação de projetos relativos à Lei Rouanet.

13 - O Governador do Estado, Eduardo Leite, assinou Decreto instituindo 2021 como o ano do cinquentenário do 20 de novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia Da Consciência Negra e que teve como mentor um gaúcho, o poeta negro Oliveira Silveira.

17 - Aconteceu a cerimônia de abertura das comemorações do Centenário do Palácio Piratini. Durante a live, foi lançado o site especial aonde o novo portal trouxe um panorama geral da história e da atual realidade da sede do Executivo, incluindo linha do tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural.

19 - Na reunião da Comissão dos Festejos Farroupilhas de 2021 foi escolhida a Patrona Liliana Cardoso Duarte e o tema a ser trabalhado, ou seja Caminhos de Anita, em função dos 200 anos de nascimento da Heroína de Dois Mundos, Anita Garibaldi.

20 - O acendimento e a distribuição da Chama Crioula, que marcam todos os anos a abertura dos Festejos Farroupilhas, foram transferidos para 2022. No ano passado, o acendimento também precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19.

25 - O Conselho Diretor do MTG decidiu pela transferência da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões para 2022.


JUNHO

03 - Faleceu a cantora Berenice Azambuja (69 anos), autora de grandes clássicos regionalistas. Há cerca de um mês curou-se da Covid19 e saiu do hospital tocando sua cordeona. Ela vinha lutando contra um câncer.

11 - Foi sancionada pelo governador Eduardo Leite a Lei que institui o 2021 como o Ano do Nativismo Gaúcho fazendo uma justa homenagem aos 50 anos da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. O deputado Frederico Antunes, foi o autor do projeto relatado pelo deputado Luiz Marenco.

17 - Foi lançado o edital "Invernadas Culturais", bancado com emendas parlamentares  destinadas pelo senador Luis Carlos Heinze (R$ 2 milhões) e pelo ex-deputado federal Ronaldo Santini, hoje Secretário de Turismo do Estado. A ideia foi contemplar áreas como  canto, chula e danças tradicionais, exclusivamente em CTGs. 

17 - Foi sancionado pelo Governador Eduardo Leite o Projeto de Lei proposto pela Dep. Estadual, e atual Secretária da Agricultura, Silvana Covatti, que declara Santa Maria como a Capital Estadual dos Eventos do Tradicionalismo Gaúcho.

19 - A sede do MTG em Porto Alegre foi invadida na madrugada. O portão de entrada foi arrombado assim como a porta da sacada do prédio.

26 - Aconteceu as eleições para o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho, órgão que ficará responsável pela condução da entidade até as próximas eleições. De um total de 1.266 votos válidos a contagem foi a seguinte: Manoelito Savaris, chapa 02: 626 votos / Silvania Affonso, chapa 03: 368 votos / Fabiano Vencato, chapa 01: 272 votos

30 - Com o poema Os Quatro Naipes do Baralho, o poeta Matheus Bauer venceu o 1º Festival de Poesias da Estância da Poesia Crioula em comemoração aos 64 anos da entidade completados na efeméride de São Pedro, dia 29 de junho.


JULHO

18/19 - Em reunião da diretoria do MTG  com os conselheiros e com os coordenadores regionais foram marcadas para setembro de 2021 a realização das fases regional e estadual da Ciranda de Prendas e do Entrevero de Peões, fato que originou diversos debates nas redes sociais pois mudou aquilo que a diretoria anterior tinha decidido.

21 - O Rio Grande do Sul perdeu o cantor e compositor Miguel Bicca. Ele faleceu aos 80 anos, em São Borja, vítima de um câncer. Foi fundador do Festival da Barranca de São Borja e também teve destacada participação em Os Angüeras.

23 - Estreia o documentário sobre o cantor missioneiro Noel Guarany, surgido. de um projeto de pesquisa de David Cunha.    

29 - Faleceu a cantora dos Marupiaras, Celilia Machado da Silva Lopes, esposa do Mauro Lopes - Cantora da Calhandra de Ouro da 1ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.


AGOSTO

03 - O 34º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria foi oficialmente cancelado em função da pandemia. O evento estava previsto para acontecer de 29 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022. No comunicado da patronagem do CTG Porteira do Rio Grande, a organização alega que é inviável limitar ou manter o distanciamento no Parque Nicanor Kramer da Luz, nas arquibancadas, acampamentos ou shows na cancha acústica.

10 - A prefeitura de Porto Alegre se manifesta sobre o Acampamento Farroupilha. Em razão da pandemia e obedecendo aos protocolos de distanciamento social, os Festejos Farroupilhas não contam com o acampamento presencial este ano. As tradicionais comemorações, no entanto, acontecem em formato virtual, com transmissões ao vivo para o público.

11 - Paulo José, natural de Lavras do Sul, morreu aos 84 anos. O ator estava internado no Rio de Janeiro há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Ele sofria de Mal de Parkinson há mais de 20 anos. Apaixonado pelas tradições de nosso Estado Paulo José participou de diversos filmes relacionados com nossa cultura.

12 - Vitima da Covid 19, morreu nesta data o ator Tarcísio Meira, que representou no cinema o Capitão Rodrigo Cambará, da trilogia de Érico Veríssimo O Tempo e o Vento. Muitos consideram sua participação como o melhor "capitão" entre tantos que fizeram este papel. 

13 - O M.T.G. representado pelo  presidente, Manoelito Carlos Savaris, esteve em reunião com a deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), durante visitas ao parlamento gaúcho, em busca de soluções para a retomada das atividades dos CTGs no estado. A deputada destinou em uma emenda parlamentar, para o exercício 2021, o valor de R$ 100 mil reais. O recurso é destinado a realização de oficinas culturais dentro das entidades tradicionalistas para as áreas de dança, música, poesia e formação cultural.

20 - Ocorre a gravação do clipe da música tema das comemorações farroupilhas de 2021. Por ser um ano em que se reverencia os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi não ocorreu o tradicional concurso para a escolha e optou-se por apontar o clássico Anita Guerreira, uma composição de Alcy Cheuchi com música e interpretação de Marlene Pastro, gravada em 1985. O clipe foi produzido no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, tendo a participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre regida pelo maestro Evandro Matte, mulheres e músicos que fazem parte do nativismo, e tendo por intérprete a própria Marlene Pastro.

22 - Nesta data, Dia do Folclore, Os Muuripás, se ainda estivesse em atividades, estaria completando 50 anos. Tocamos no tema pois este Grupo Folclórico marcou época no Rio Grande do Sul.

27 - Faleceu na manhã desta sexta-feira o cantor nativista Beto Mayer, 54 anos. O músico estava hospitalizado há um certo tempo. É mais um dos tantos artistas rio-grandenses que nos deixaram em função da Covid 19.

27 - Neste dia as sesmarias vacarianas, anoiteceram mais tristes. Partiu deste plano após cumprir uma bela missão, o japonês mais gaúcho que conheci. Pedro Kikuchi. Chuleador, declamador, amadrinhador, dançarino de invernada e instrutor.

30 - Nesta segunda-feira (30) começou a série de homenagens do governo do Estado aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi. A cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Antes disto, aconteceu o deslocamento desde a Usina do Gasômetro de cavalarianas integrantes da Brigada Militar e do Instituto Anita Garibaldi.


SETEMBRO

04 - Dezenas de cavalgadas ocorreram neste final de semana em diversas localidades do Rio Grande do Sul com o intuito de buscar a Chama Crioula.  A grande maioria dentro de seus próprios municípios, numa decisão acertada em não concentrar todos os cavalarianos em um só local.

11 - Faleceu neste sábado, 11, João Pantaleão Gonçalves Leite, um dos poetas e compositores mais conhecidos do Rio Grande do Sul. Autor de várias músicas consagradas, Pantaleão, 77 anos, morreu em consequência do diabetes. O compositor foi comunicador da Rádio Planalto de Passo Fundo, cidade aonde residia.

12 - Após diversas polêmicas, as prendas e os peões escolhidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para representar a juventude tradicionalista entre 2021 e 2022 foram premiados neste domingo (12), no 35 CTG, em Porto Alegre.

13 - Um gravíssimo acidente ocorrido na madrugada da segunda-feira (13) tirou a vida do vocalista e um dos fundadores da banda Garotos de Ouro Airton Machado. O Acidente ocorreu por volta da 1h30min da manhã no km 44 entre os município de Aguas Mornas e Rancho Queimado após o ônibus perder freios em um trecho de descida e colidir contra uma paredão pedras.

14 - Ocorreu o acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini, aonde o governador Eduardo Leite recebeu das mãos de cavalarianos nosso fogo simbólico, que permaneceu aceso até o dia 20 de setembro

15 - Justamente do Dia do Gaiteiro veio a falecer, vítima de complicações da Covid 19, o acordeonista Iedo Silva, 75 anos. Tocou por muitos anos no conjunto Os Tauras e foi fundador e líder dos Farrapos. Natural de Cachoeira do Sul Iedo Silva foi autor de verdadeiros clássicos como: Pampa na Garupa, Ala Pucha, Me Comparando ao Rio Grande, e tantos outros.

16 - O Patrão do CTG Herança do Velho Pai, do Morro da Fumaça, Criciúma, Santa Catarina, é acusado de abate de cavalos e mulas nas dependências desta entidade, tendo como objetivo a venda para o consumo humano neste estado e também no Rio Grande do Sul. Esta quadrilha, que envolve, também, alguns filhos do Patrão, está sendo investigada por associação ao tráfico, receptação e roubo de gado. Cinco pessoas foram presas e o Patrão é considerado foragido.

20 - Ocorreu, no Palácio Piratini, o encerramento oficial dos Festejos Farroupilhas. Foi uma cerimônia curta mas representativa com a participação de cavalarianos da 1ª RT, Anitas e mulheres da Brigada Militar. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

21 - O busto de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, amanheceu coberto no Parque Farroupilha - a Redenção. Junto com o monumento, um cartaz dizendo "o racismo não pode mais ser tradição" foi pendurado.

28 - Aconteceu a retirada e o traslado do Monumento do Laçador para seu restauro.


OUTUBRO

01 - Com mais de 92% da população com 18 anos ou acima dessa idade imunizada e com a estabilização dos indicadores de Covid-19 no Estado, o governo decidiu flexibilizar protocolos de atividades. Exigindo comprovante de vacinação para algumas atividades de alto risco, tais liberações passaram a valer a partir de 1/10. Assim, os fandangos receberam o primeiro sinal verde sendo um alento para os CTGs e grupos de baile que amargaram perdas irreparáveis.

06 - Teixeirinha ganhará uma estátua nas margens do Guaíba, em Porto Alegre. O prefeito em exercício Marcio Bins Ely sancionou na quarta-feira (6) o projeto de lei que destina um espaço na Avenida Padre Cacique, em frente à Fundação Iberê Camargo, para a instalação.

07 - Faleceu Odemar Sanches Gerhardt, músico constantemente presente nos festivais.  Segundo informações Odemar é mais uma vítima da Covid19. Sua mais recente participação foi como jurado no festival Ronda de São Pedro, de São Borja, em meados de setembro.

13 - A partir deste dia 13 de outubro o jornal  Eco da Tradição passou a ser a Radio Web do Movimento Tradicionalista Gaúcho tornando-se a noticiadora dos acontecimentos tradicionalistas pelo Rio Grande, Brasil e pelo mundo.

20 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de seu Presidente Manoelito Carlos Savaris e da Vice-presidente de Cultura Renata Pletz, participaram da sessão virtual do dia 20 do Conselho Estadual de Cultura. Foi uma reunião profícua com o objetivo de polir arestas e trazer ao Conselho as atividades desta entidade que abriga centenas de filiados em diversas partes do mundo.

20 - A Sedac anunciou nesta quarta-feira (20) o lançamento de linhas de financiamento incentivadas do Pró-Cultura RS para Fundos Municipais de Cultura.

29 - No Dia Nacional do Livro, e após algumas celeumas em virtude de patrocínios, a Feira do Livro abre seus estandes para a população sob o patronato do jornalista Fabrício Carpinejar.


NOVEMBRO

06 - No 37º Rodeio de Rolante a inscrição individual chegou ao valor de 10 mil reais. Mesmo assim 189 concorrentes se inscreveram totalizando um prêmio de 500 mil. Tal competição adentrou na madrugada de segunda-feira quando, após 12 horas seguidas e tendo acertado 119 armadas seguidas cada um, 13 laçadores resolveram parar e dividir o prêmio resultando num total de 38 mil a cada competidor.

09 - Em cerimônia no Theatro Dante Baroni da Assembleia Legislativa foi entregue o prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) de 2021.

09 - Morre o empresário Pedrinho Orso, proprietário de um reduto do gauchismo Estribo Hotel Estância, em Santo Antônio da Patrulha, pessoa que sempre incentivou a cultura regional.

10 - Após quase dois anos afastados integrantes da diretoria da Estância da Poesia Crioula estiveram na sede da entidade para traçar rumos desta confraria sexagenária de poetas rio-grandenses. Nos tempos de pandemia a Estância se manteve em atividades como na produção da live do seu festival poético, colaborando com a Secretaria de Cultura do Estado, organizando o Concurso Literário Caminhos de Anita e integrando a comissão que organizou o Cinquentenário da Consciência Negra.

13/14/15 - Com uma proposta diferente dos eventos consolidados no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e com público reduzido, o Festival dos Festivais 2021 reuniu mais de 1500 representantes das entidades tradicionalistas marcando a retomada dos grandes eventos artísticos do tradicionalismo, suspensos por causa da pandemia.

18 - O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, em Caxias do Sul, a operação Hipo. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa e apurar crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública. O Gaeco apurou que o grupo investigado abastecia estabelecimentos da cidade com grandes quantidades de carne, em forma de hambúrgueres e bifes, provenientes do abate clandestino de equinos.

20 - O CTG Vinte de Setembro, da cidade de Curitiba, no Paraná, foi sede do 23º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, que reuniu representantes das diversas federações estaduais. Da ordem do Congresso constavam as plenárias e, ainda, a assembleia eletiva que reelegeu, por unanimidade, o tradicionalista Roberto Basso como presidente da CBTG. .

20 - Foi comemorado com diversas atividades alusivas o Cinquentenário do Dia Da Consciência Negra que teve como um de seus mentores o poeta gaúcho Oliveira Silveira, membro da Estância da Poesia Crioula.


DEZEMBRO

01 - Segundo informações vindas das Vacarias dos Pinhais, mesmo após a suspensão do Rodeio Internacional em função da pandemia, um evento em proporções menores vai acontecer de 04a 06 de fevereiro de 2022. Será um rodeio nacional.

17/18/19 - Acontece a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana em comemoração aos seus cinquenta anos de existência. A canção vencedora desta edição histórica foi O Tempo de Meu Pai, uma milonga de Hermes Lopes e Nilton Ferreira.  

28 - Por 29 votos a 25 a Assembleia do Departamento dos Narradores do MTG rejeitou a proposta de voltar a proibir  que seus integrantes trabalhem para rodeios de entidades não filiadas ao Movimento.

30 -Morre aos 83 anos, vitima de câncer a escritora gaúcha Lya  Luft.