RETRATO DA SEMANA


Bombeando as premiações do nosso cinema nacional me bateu saudades das grandes produções gaúchas como Anahy de Las Misiones

domingo, 21 de novembro de 2021

CBTG REELEGE ROBERTO BASSO PRESIDENTE

 



Por: Rogério Bastos


No sábado, 20, o CTG Vinte de Setembro, da cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu o Brasil de bombachas para o 23º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, que reuniu representantes das diversas federações estaduais. A Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) é a entidade máxima do movimento tradicionalista gaúcho brasileiro, fundada em 24 de maio de 1987, na cidade de Ponta Grossa – PR, com a proposta de valorizar, organizar, defender, promover e representar as tradições e a cultura gaúcha além do estado do Rio Grande do Sul.

Da ordem do Congresso constavam as plenárias e, ainda, a assembleia eletiva que reelegeu, por unanimidade, o tradicionalista Roberto Basso. Presidido pelo representante do MTG da Amazônia Ocidental, Pedro Bitencourt, com apoio dos vices Elóis Felicio Rodrigues (PR) e Marcos Foliatti (PC), relatoria a cargo de Carlos Moser e a secretaria de Marisa Rossa, o congresso cumpriu o planejado, encerrando as atividades no início da noite de sábado.

Na oportunidade, o presidente do MTG do RS, Manoelito Carlos Savaris apresentou, como relator, o trabalho (tese) de Francisco Fighera, de São Paulo, que trata de sustentabilidade e liderança, recebendo, por ampla maioria, a aprovação da plenária. Outro tema do encontro foi a realização do Rodeio Nacional de Campeões, programado para acontecer na cidade de Irati/PR, em julho de 2023. No entanto, as presenças do prefeito Jorge Derbli e do presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Mello, corroboraram com o compromisso de realização do evento. O presidente do MTG-PC, Gilberto Zortea, apresentou documentação com o propósito de levar o nacional de 2025 para a Granja do Torto, em Brasília. Já Manoelito Savaris ofereceu o Rio Grande do Sul como sede para o 24º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, em 2023. Ambas as propostas foram aprovadas.

DIRETORIA EXECUTIVA ELEITA

Presidente: ROBERTO BASSO - MTG-MT

1º Vice-Presidente: Elóis Felício Rodrigues - MTG-PR

2º Vice-Presidente: Édison da Silva Fagundes - MTG/RS

1ª Secretária: Marcileia C. Muller de Souza - MTG/MT

Secretária Adjunta: Patricia Gameiro - MTG/PC

1º Tesoureiro: Odair Biguelini - MTG/MT

Tesoureiro Adjunto: Moacir Kohl Filho - MTG/MS

JUNTA FISCAL TITULAR:

Natal José Marchioro - MTG/MS

Gerson Luiz Ludwig - MTG/RS

Marcos Foliatti - MTG/PC

JUNTA FISCAL SUPLENTES:

Ana Paula Grechaki Halila - MTG/PR

Mauro Geraldo - MTG/MT

Alexandre Romero - MTG/SP

CONSELHO DE ÉTICA TITULARES:

Francisco Carlos Fighera - MTG/SP

Paulo Celso Nogueira da Silva - MTG/PR

Paulo José Lucas - MTG/RS

CONSELHO DE ÉTICA SUPLENTES:

Dirmarlei Francisco Gomes Silva - MTG/SP

Reni Martins Marchioro - MTG/MS

Adriana Maria Mantovanelle - MTG/AO

ROBERTO BASSO

Natural de Guabijú, Basso saiu do Rio Grande do Sul em 1986, buscando um futuro melhor, chegando à Querência, no Mato Grosso. Por estar longe do seu pago sentiu a necessidade de ter um espaço adequado para cultivar as tradições e os bons costumes que herdados dos pais. Desta forma, em 1987, ao lado de outros gaúchos, fundou o CTG Pousada do Sul e, por oito mandatos, patrão desta entidade, capataz campeiro e integrante do Piquete de Laçadores.