RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 19 de outubro de 2021

REVERÊNCIA AOS LANCEIROS NEGROS



Amigos, no meu entendimento a Revolução Farroupilha é um dos mais importantes momentos históricos do Rio Grande do Sul e, como todo episódio heroico, há fatos relevantes que são elevados oficialmente e outros que não ganham o destaque merecido.

Com o objetivo de perenizar a importância dos Lanceiros Negros na luta pela liberdade e por sua contribuição na guerra com seu sangue e na paz pelo progresso do Rio Grande, algo que jamais devemos esquecer, produzi e protocolei dois projetos de lei em respeito à memória destes heróis. Um deles sugere a criação do Dia Estadual dos Lanceiros Negros, prevendo a data de 14 de novembro para reverenciarmos em todo o Rio Grande do Sul, os nossos irmãos que lutaram e morreram pela liberdade de nosso torrão sagrado. E o outro projeto, tem o objetivo de marcar como ferro e fogo na pele da terra, o nome dos nosso heróis. Com ele, pretendo levar a apreciação dos meus colegas deputados a sugestão de denominar a RS 608 em toda sua extensão, como Rodovia dos Lanceiros Negros. O trecho de 34 KM liga a BR 293 com os municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas.

Não devemos deixar cair no esquecimento uma página sequer da Revolução Farroupilha que nos deixou um legado de amor à terra e, principalmente, à liberdade.

Que os Lanceiros Negros vivam na memória do povo rio-grandense para todo o sempre.