RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

QUE LÁSTIMA

 

da Vila Mapa...

Desde o início deste mês, a Orquestra Vila-Lobos (OLV) está com suas atividades pedagógicas, também chamadas de oficinas de música, paralisadas. Isto ocorre porque a instituição está sem receber recursos da prefeitura de Porto Alegre, sua mantenedora, há 19 meses. O órgão público era responsável, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pelo pagamento de 20 educadores, que trabalhavam com mais de 300 crianças e adolescentes.

O corte de verba aconteceu no início da pandemia. Desde então, a orquestra tem mobilizado a comunidade, a fim de permanecer com as oficinas que, segundo a regente da orquestra, Cecília Rheigantz Silveira, são base da instituição.

Uma campanha de financiamento coletivo, com o intuito de arrecadar fundos para o pagamento destes profissionais, foi desenvolvida neste ano. Segundo a regente, esta iniciativa foi importante "para dar uma respirada", uma vez que foram arrecadados cerca de R$ 80.000,00 doados por 400 pessoas. Porém, o dinheiro durou até o fim de setembro.

Cecília comentou que a situação está sendo arrastada pela prefeitura e que o grupo está no aguardo de alguma resposta positiva ou alguma resolução do caso, uma vez que a OVL tem o principal , "que são os jovens tentando lidar com a pandemia na melhor maneira possível".

Por: Giordana Cunha


Nota do blog: Uma tristeza que isto esteja acontecendo. Esta Orquestra encravada em meio a periferia, é de fundamental importância social e cultural. E uma válvula de escape para centenas de crianças e adolescentes tirando-os das ruas, até mesmo do crime. Penso que o poder público tem que olhar com mais carinho para este tipo de entidade. 

   

... ao Teatro São Pedro. Um toque que emudece.