RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

CINZAS DE JOÃO PANTALEÃO

   

SÃO LANÇADAS NO LOCAL QUE DEU ORIGEM 

A CIDADE DE LAGOA VERMELHA

Benhur, filho de Pantaleão, lança as cinzas do pai na lagoa. 


Fonte. NG Revista 

Foto: Marcos Roberto Nepomuceno


As cinzas do corpo de João Pantaleão Gonçalves Leite, poeta, compositor e declamador, falecido recentemente, em Passo Fundo, foram lançadas nas águas vermelhas da lagoa que deu origem ao município de Lagoa Vermelha, localizada as margens da BR-285, na saída para Vacaria. Artistas e familiares cumpriram, assim, o desejo de João Pantaleão que residiu, por muitos anos, nesta cidade.

As cinzas foram conduzidas por cavalarianos do Piquete 35, a partir do CTG Alexandre Pato, até o local da lagoa, no dia 7 de outubro, onde aconteceu o ato com a presença de amigos e colegas de João Pantaleão. Existe a sugestão da construção, junto à lagoa, de um memorial em homenagem a seus colegas falecidos, assunto que deverá ser encaminhado a consideração da Administração Municipal.

Os artistas naturais de Lagoa Vermelha ou com vínculos no município, deverão realizar shows nesta cidade com a finalidade de arrecadar recursos financeiros para ajudar na construção do memorial.

Entre as autoridades presente, destaque para o prefeito Gustavo José Bonotto; secretário do Desenvolvimento Econômico, Lucas Motta; patrão do CTG Alexandre Pato, Alessandro Muliterno; patrão do Piquete 35, Eduardo Melo; diversos tradicionalistas, lideranças da comunidade, amigos, bem como expressiva representação da Polícia Civil de Lagoa Vermelha, onde João Pantaleão Gonçalves atuou. O filho Benhur esteve presente no ato e depositou as cinzas do compositor na lagoa.