RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 1 de agosto de 2021

CAUSOS GALPONEIROS


Como hoje é domingo, dia que temos um tempinho a mais, vamos a um causo bem gauchesco. Desta feita buscamos uma pataquada recolhida pelo saudoso e imortal Apparício Silva Rillo, transcrito em seu livro Rapa de Tacho Vol. 2.  

MILICIANAS

Maurício Fagundes, por apelido "Mosquetão", era protegido do então tenente-coronel Serafim Vargas, que comandava, no governo de Jucelino, o Regimento João Manoel, de São Borja. 

Chegara o Maurício, aos trancos e barrancos, à graduação de primeiro-sargento. Era uma espécie de soldado campeiro. Competia-lhe o cuidado da invernada do quartel, o racionamento de bovinos de raça e cavalos de salto, a tirada do leite e serviços desta natureza. Nem mesmo chamada respondia.

Substituído Juscelino Kubitschek por Jânio Quadros, houve um remanejamento nos comandos do 3º Exército. O tenente-coronel Serafim foi transferido para a cidade de Uruguaiana e outro oficial veio comandar o João Manoel. 

Mosquetão - que tinha horror ao apelido - foi exonerado de suas funções de capataz da invernada e destacado para sargenteante de um dos batalhões. Homem de escassas letras, anos e anos na mesma tarefa, foi com extrema dificuldade que passou a se readaptar à rotina do quartel. 

Chegavam ao quartel, de diversos pontos das Missões, os conscritos da classe que devia servir naquele ano e tocou ao Mosquetão pronunciar, na ausência do sargento-instrutor, uma aula sobre armamentos convencionais aos recrutas. Sentados em semi-círculo, cabeças raspadas a máquina, com menos de uma semana de quartel, a rapaziada prestava medrosa atenção ao instrutor.

Apanhando um fuzil o sargento dirigiu-se à turma:

- Quem me diz como é o nome desta arma?

Olharam-se os recrutas, indecisos. Um deles, mais afoito, animou-se à resposta:

- Eu sei, sargento.

- Pois se alevante e diga em voz alta.

- Mosquetão!

O sargento saltou dos coturnos.

- Mosquetão é a tua mãe, guampudo! Sargento Maurício é o meu nome!