RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AONDE VOCÊ ENCONTRA A PAZ - Gravura: Aldo Chiappe

terça-feira, 3 de agosto de 2021

CAMINHOS DE ANITA

 


Neste 04 de agosto reverencia-se a morte da revolucionária Ana Maria de Jesus Ribeiro, a lendária Anita Garibaldi, fato que ocorreu neste dia e mês no ano de 1849, em Mandriole, na Itália, aos 27 anos desta mulher que deixou seu nome registrado na história Rio-grandense.  

Em 2021 também comemora-se o Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, ocorrido em 30 de agosto de 1821, sendo este o tema escolhido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para as comemorações deste ano, sob o título Caminhos de Anita. 

Pois bueno. A escritora Elma Sant'Ana, minha colega do Conselho Estadual de Cultura, maior pesquisadora sobre a "Heroína de Dois Mundos" e que debruçou anos de estudos sobre esta catarinense que lutou na Guerra dos Farrapos, amanhã, quarta-feira, estará lançando o livro Anita Garibaldi 200 Anos.   

O lançamento acontecerá na Secretária de Cultura de Caxias do Sul, rua Augusto Pestana, 50, Bairro São Peregrino, as 14h. A tarde de autógrafos será acompanhada da exposição Bicentenário de Anita Garibaldi.         

Obra da escritora ELMA SANT'ANA