RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 2 de junho de 2021

LANÇADA MODALIDADE DE PAJADA

 

ESTILO JAYME CAETANO BRAUN




Texto publicado pela página oficial da Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga.

"A Praça Jayme foi o local para o lançamento da modalidade de Pajada Estilo Jayme Caetano Braun.

A terra do maior Pajador "finca a sua estaca" e marca o território da Pajada, com a inclusão da modalidade no estilo autêntico de Jayme, em que os versos são declamados em solo, sem contra-ponto, abordando a filosofia, a história, de forma contemplativa.

A ação cultural foi restrita, com a presença  da equipe da Secretaria de Turismo (Secretária Luiza Caterine e Coordenadora de Cultura Liandra Antonini, Reni Rodrigues Lopes), do Conselho de Cultura (Presidente Beverly Bassani, Vice-Presidente Vinícius Ribeiro-escultor ), do Conselho de Turismo (Presidente Carlos Sidnei Ferreira) e do artista Pajador João Maciel, que ao final do lançamento declamou seus versos, emocionando o pequeno grupo.

A sugestão da modalidade criada foi de Vinícius Ribeiro, que apresentou aos Conselhos e Secretaria de Turismo, que tem a missão de documentar a criação.

É unânime que a Terra do Pajador deve ter o  estilo Jayme Caetano Braun.

O ato integra as homenagens ao aniversário de 334 anos de fundação e 141 anos de emancipação de São Luiz Gonzaga."


Texto Publicado na página do escultor Vinícius Ribeiro

Jayme Caetano Braun: Foi o maior representante gaúcho dessa arte terrunha, tão característica dos países da pampa Gaucha.

Por muitos anos foi a ave solitária pelos céus da pajada improvisada, no Rio Grande do Sul.

Sua temática mesclava história do Rio Grande, das Missões, com reflexões e filosofias do homem campeiro. Opinava em seus versos sobre a vida, as coisas do pago e do mundo atual, sem perder o rumo que sempre foi contar e exaltar a história do seu povo.

Por muitos anos percorreu esse caminho sozinho, não por escolha, mas sim pela ausência de colegas nessa difícil arte.

Precisamente por esse motivo, foi manifestando uma pajada sem contraponto, sem confronto, desenvolvendo de forma natural uma maneira mais elaborada de passar sua mensagem, surge uma pajada mais filosófica e contemplativa.

Para homenagear esse Grande Mestre e em reconhecimento ao seu esforço e dedicação durante toda sua vida e para manter viva essa sua maneira única de pajar, os Conselhos de Turismo e de Cultura de SLG juntamente com a Sec. Turismo/ Cultura SLG e a administração Municipal vêm através deste comunicado lançar para o próximo “Encontro de Trovas e Pajadas de São Luiz Gonzaga” (realizado junto aos pés do monumento ao Pajador) a nova categoria na modalidade Pajada:

“Pajada Estilo Jayme Caetano Braun” que consiste em:

-Apresentação individual na declamação dos versos de improviso

-Tema será sorteado no momento.

-A pajada será melhor avaliada se conter uma linha temática mais histórica, filosófica e contemplativa.

-Não existirá primeiro lugar e sim os jurados selecionarão três trabalhos que melhor representem a obra de Jayme Caetano Braun. Esses três trabalhos receberão troféus, todos os participantes receberão certificados.

1 - Obs: A modalidade pajada de contraponto continuará existindo no evento, que consiste na apresentação de dois pajadores demonstrando sua arte em versos intercalados! Nesta modalidade sim, existe a classificação de 1º, 2º e 3º lugares com entrega de belos troféus e certificados

2 - Obs: Os troféus das duas modalidades da pajada, continuam com patrocínio cultural de Vinícius Ribeiro escultor!