RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 16 de maio de 2021

CONTINUO DO BEM (MAS SEM INICIATIVA)

 

Quando vejo estas campanhas como da postagem abaixo sobre os índios um sentimento ambíguo me invade. Fico feliz com tantos gestos de humanidade e triste por me sentir sem iniciativa para participar destes movimentos. 

Me pego matutando se a minha idade e outros fatores de risco não são justificativas falsas, desculpas rotas para me acomodar no sofá da sala bombeando a vida pela televisão. Até ajudo diversas pessoas com roupas, com alimentos, mas penso que teria que ir para linha de frente, para o "front" de batalha incorporar iniciativas do bem. 

Não gosto de citar este exemplo pois quem faz sem esperar a volta não alardeia seus feitos mas teve uma época em que, junto com meus amigos Giovane, Sanabria e Joãozinho, saíamos todos os sábados, as 5 da matina, distribuir sanduiches e chocolate quente, feitos por nós mesmos na noite anterior, aos moradores de rua de Porto Alegre. Atendíamos em torno de 200 pessoas na av. Ipiranga, no Centro e na antiga Estação Ferroviária. Cada pessoa com uma história de vida de arrepiar, mas eu voltava para casa de alma lavada. E por que não faço isto agora?

O mundo está necessitado de ajuda. Fome na África, guerra no Oriente Médio, cheias no Amazonas, pandemia ceifando vidas. Isto não é hora de se achicar. 

Lá em São Chico de Paula tenho um amigo que o seu apelido é "Eu Queria" porque ele planeja, planeja, e não faz. Um dia estávamos sentados na porta do meu rancho serrano, sol rachando de quente, sem uma nuvem no céu, quando ele largou essa: "eu queria" ir na roça colher um eito de feijão mas acho que vai desabar um temporal. 

Acho que ando meio assim, tipo: Eu queria.