RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 18 de abril de 2021

PARABÉNS ! ENCANTADO !



Assisti há pouco, na abertura do programa Fantástico da Rede Globo, uma linda matéria do repórter Giovani Grizotti sobre o Cristo Protetor de Encantado e lhes digo: Povo gaúcho. Não tem como não sentir orgulho.  

Localizado no chamado Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi, em Encantado, no Vale do Taquari, o Cristo Protetor vem chamando a atenção de todo o mundo. Criado a partir de uma movimentação da comunidade, a obra iniciou em 2019. Seu custo está sendo bancado exclusivamente por doações de pessoas físicas e de empresas. O projeto envolveu ainda arquitetos e engenheiros voluntários.

De acordo com a associação mantenedora, além do monumento, o projeto inclui ainda um elevador interno, que conduz à região do peito do Cristo, que fica a aproximadamente 40 metros de altura, onde estará um mirante de onde será possível avistar até mesmo o município de Bento Gonçalves, a cerca de 40 quilômetros de distância. 

Isto é um grande exemplo de como uma comunidade unida, trabalhadora, com foco comum, pode produzir verdadeiros milagres. 

Foto: Eduardo Poletto e Luiz Antônio Marchi / Divulgação