RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 5 de março de 2021

FILOSOFIAS GAUDÉRIAS

 


Como os leitores já devem ter notado sou um admirador de ditos de fundamento. Dizeres que tragam alguma mensagem bonita, de incentivo. 

Esta semana, ainda, ouvi uma frase muito ilustrativa pois nos leva a pensar em aproveitar a vida em todos os seus momentos em face de que o tempo e as coisas passam e não voltam mais. Dizia assim: NINGUÉM TOMA BANHO DUAS VEZES NO MESMO RIO. AS ÁGUAS JÁ NÃO SÃO AS MESMAS!

Pois o gaúcho de fundo de campo, o trovador, o galponeiro, também rebusca dizeres poéticos. São as chamadas filosofias gaudérias. Tipo assim: 

A SOMBRA DA VACA ENGORDA O TERNEIRO - Maneira de dizer que o terneiro que mama se cria viçoso.

BAGUAL QUE SÓ PONTEIA É CAVALO QUE NÃO SE MANEIA - Nas potreadas de baguais, aqueles que sempre vão ponteando são os melhores, pois exigem sua energia e temperamento. Quando domados, são animais soltos de patas, que não andam maneados.

BENTEVI, QUAL GENTE RICA, SÓ NO MACIO QUE SE ESTICA - É por ser recheado de lã o ninho do bentevi, que se faz esta afirmativa.

BURRO VELHO NÃO CAMBEIA DE QUERÊNCIA - Querência é o lugar onde se nasce ou se vive há muito tempo. Advertência para os inconformados com o lugar em que vivem.

CARRAPATO QUANDO ENGORDA, É PRA CAIR - Assim é o destino de muita gente que surge, cresce, se deslumbra e depois sucumbe. Como a formiga que cria asas para morrer.

CAVALO ENCILHADO A PRECEITO MOSTRA GAÚCHO DE CONCEITO - Gaúcho caprichoso não encilha mal o cavalo. Serve para outras variantes da vida.

CHURRASCO GALOPEADO ENFUMAÇA OU SAI QUEIMADO - Churrasco (assim como muitas coisas) feito as pressas, não presta.

Tem muito mais, mas vamos trazendo aos poucos.