O meu grande amigo Marco Aurélio Angeli, conhecido carinhosamente Rio Grande afora por Zoreia, é uma das pessoas mais campeiras que andeja por esta província de São Pedro. Conhece como poucos o viver "lá de fora" principalmente no que tange a seara do tropeirismo aonde, junto com outra legenda, Valter Fraga Nunes, são mestres no assunto, tanto na prática quanto na teoria pois além de trazerem no sangue resquícios de velhos tropeiros, ainda estudam, dominam e repassam conhecimento as novas gerações.
Muito do pouco que sei sobre lides de campo e fazenda aprendi com este amigo velho, parceiro desde os tempos de fundação do grupo de andanças Cavaleiros da Neve, lá de São Francisco de Paula. Andamos alguns quilômetros por esta querência sulina.
Em sua homenagem resolvi postar uma sequência de fotos com flagrantes de algumas destas escaramuças que hoje, me tapam de saudades.
com sua tropilha de mulas.
estampa de general
arreatando um cargueiro junto a outra legenda, José Fonseca
aprendendo com os mais velhos
adentrando na av. Júlio de Castilhos de São Chico
um passeio pelas tardes de domingo
cruzando varzedos e rios
palestra em Minas Gerais
Para não fazer como diz o Porca Véia que "só falam dos tragos que tomo e não dos tombos que eu levo" vamos mostrar uma sequência de fotos aonde o Zoreia, atravessando o Arroio Margarida, em uma Cavalgada da Serra com frio de renguear cusco, acabou rodando em plena água.
de coração do tamanho do Rio Grande, Marco Aurélio,
mesmo congelando, ainda ajudou as pessoas a cruzarem.
comendo Sopa de Bolas no Galpão do Zoreia, no Açouta Cavalo
aprendendo sobre o tropeirismo para compor com fundamento
mil gracias por tua amizade, parceiro velho
retribuindo os ensinamentos fiz este quadro pra ti