CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

sexta-feira, 10 de abril de 2020

DO FUNDO DA GROTA


Baitaca

Parece que a reclusão ocasionada pelo Coronavírus fez vir a tona uma outra criatividade "artística", isto é, a do mundo das lives. O que tem de gente fazendo live não é normal. Pessoas com saudades dos palcos da vida extravasam suas intimidades, seus dotes de cantores, declamadores, através de um vídeo caseiro. Desafios pra lá, desafios pra cá, desafios aceitos, desafios de fotos sem maquiagem, fotos em preto e branco, de lugares que viajou... tudo é motivo para não ficar no esquecimento. Acho isto importante pois, além de massagear o ego, ajuda a passar o tempo.
E nem todas as lives são cansativas, com os artistas mais conversando do que cantando. A do cantor Baitaca, por exemplo, causou ciumeira geral pelo número de acessos que teve. Mais de dois milhões, chegando a bater o número de visualizações de artistas nacionais, como cantores sertanejos. O que fico triste é que os comentários jocosos vieram de seus colegas gaúchos. Se não tem união, minha gente, não tem solução.
Também não acho a música Do Fundo da Grota um primor mas nem por isso vou deixar de reconhecer sua popularidade e seu sucesso ou mesmo desdenhar da pessoa Baitaca, um homem humilde que por pouco não foi morador de rua, como ele mesmo diz, se manifestando contrário a que chamem alguém de mendigo: - Antes de tratar assim essa pessoa sem sorte, tire dez pilas do bolso e alcance a ele - disse Baitaca, índio velho que sem produção alguma colocou seu celular plugado ao computador e com seu jeito simples de ser arrastou uma multidão que muitos artistas que se consideram "os caras" vão levar dezenas de lives para alcançar.
Como dizia o saudoso Paixão Côrtes, fazer o simples é mais complicado.