EM NOSSA LAPIDAÇÃO
Desenho: Léo Ribeiro
Meus amigos. Há tempos venho pensando em escrever sobre este tema e hoje, após a derrota sem contestações de meu time e a falta de respeito de uma rede de comunicação para com outros Estados, resolvi fazê-lo.
NÓS, gaúchos, temos que parar um pouco e refletir sobre este ufanismo, sobre esta falta de humildade em achar que somos melhores em tudo. É claro que temos uma história linda, temos costumes e tradições e tudo isto devemos cultivar. Eu faço minha parte. A cultura regional gaúcha é única e ela nos torna um tanto diferentes dos irmãos do resto do Brasil, mas não melhores. Até no futebol podemos dizer que herdamos muito desta valentia de nossos ancestrais e isto nos torna competitivos fazendo frente a grandes potências econômicas (que tem muita influência neste esporte).
A gente brinca, eu faço cartuns com chacotas aos meus amigos colorados e a outras equipes mas tem um detalhe: Eu sou torcedor! Contudo, quando uma rede de comunicação formadora de opinião, que tem responsabilidade informar com isenção, dá como "favas contadas" e faz toda sua programação em cima de uma final gaúcha ignorando que do outro lado existem pessoas de igual quilate e capacidade, passando ao resto do pais esta impressão de hegemonia, de predominância, de superioridade, está dando vasa para que nos taxem como soberbos e arrogantes como é comum ouvirmos acima do Rio Mampituba. Se eu fosse mineiro ou paranaense iria ficar..... tiririca, para não dizer outra coisa.
A cultura oriunda da geografia e da estirpe campeira de nossos antepassados no brindou com uma identidade própria e a ela (cultura) devemos reverência mas sem perder a modéstia, a simplicidade, o comedimento.
Parabéns, meus amigos colorados.