RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quarta-feira, 12 de junho de 2019

AUGUSTE DE SAINT - HILAIRE NO RS



Resumo 45 - Viagem ao Rio Grande do Sul / Por: Jeandro Garcia
Maio de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire



Missões prósperas - Decadência das aldeias - Estrutura de Rio Pardo - Veranico - Embarcações
Conforme ouviu dizer, quando os portugueses conquistaram a Província das Missões, elas ainda estavam longe da decadência. Haviam 14mil índios bem nutridos e bem vestidos, vastos terrenos cultivados, casas de comércio abarrotados de gêneros e estâncias repletas de gado. Os índios caçavam animais selvagens e deixavam em suas terras para engordar.
Com a vinda dos espanhóis foram obrigados a deixar a caça, pois não eram mais suas terras. Não mais abateram seus gados, pois os portugueses utilizavam para abastecer suas necessidades, e os administradores vendiam conforme a sua vontade. Em pouco tempo as povoações já haviam perdido essa rica fonte de recursos.
O couro e o trigo são os principais gêneros vendidos ao Rio de Janeiro em Rio Pardo, ao qual compra quase todas as suas mercadorias.
Saint Hilaire desde que esta na cidade o tempo se mantém magnífico, lhe informaram que esta época chamam de verãozinho de maio, ou veranico de maio.
A rua principal é pavimentada, as casas de Rio Pardo geralmente são telhadas, algumas grandes e bem construídas, muitas de um e até dois andares. Quase todas que pertencem a famílias ricas possuem sacadas de vidro.
Há um grande comércio de lojas e armazéns comestíveis na rua principal, embora a cidade seja rica e comercial nada foi feito para facilitar o desembarque de mercadorias, rebaixando as margens do rio e pavimentando as ruas de acesso.
As embarcações que transportam mercadorias de Porto Alegre a Rio Pardo são chamadas de pirogas ou canoas. São pontudas, no centro um mastro e possuem em torno de 55 palmos de comprimento por até 20 de largura. Geralmente nunca há mais que dez no porto, mas gastam poucos dias para carregar e descarregar.