RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

domingo, 19 de maio de 2019

PRIMÓRDIOS DOS CONCURSOS DE PRENDAS


Enquanto aguardamos o resultado oficial da  49ª Ciranda Cultural de Prendas, que ocorreu de quinta-feira até a madrugada deste sábado, um belo evento promovido pelo MTG e que ocorreu no CTG Tropilha Crioula, na cidade de Lageado, vamos postar uma matéria que publicamos em nosso blog há vários anos e que foi resgatada pelo escritor Israel Lopes, aonde o programa de rádio Festança na Querência, apresentado por Dimas Costa e Paixão Côrtes descreveram como foi o primeiro destes concursos aonde o Rio Grande do Sul, em 1959,  homenageou pela primeira vez as suas prendas.  
 
 
 
 
Esta matéria é do JORNAL BOCA DA SERRA, de maio de 1998. Jornal que era de propriedade do amigo, poeta e historiador Léo Ribeiro de Souza. Nas páginas 2 e 3, ele estampou uma matéria, intitulada ORIGEM DAS FAIXAS E PRIMÓRDIOS DOS CONCURSOS DE PRENDAS. Ele diz: "O Primeiro Concurso para escolher, entre os CTGs do Estado, a dama gaúcha mais representativa do Atual Movimento, foi realizado em 1959, numa promoção da Rádio Gaúcha, através do programa Festança na Querência" Eram Dimas Costa e Paixão Côrtes que apresentavam esse programa. A vencedora, entre 30 candidatas, foi MARLY GUIMARÃES ZWETCH, que representava o CTG SINUELO DAS TRADIÇÕES, de Porto Alegre". 
 
Conforme a matéria do Léo Ribeiro de Souza. Essa foto que ela aparece entre DIMAS COSTA e PAIXÃO CÔRTES está no jornal. Com o meu respeito às MULHERES GAÚCHAS, publico, com a minha homenagem a todas as PRENDAS do nosso RIO GRANDE DO SUL.
 
Israel Lopes - Escritor e historiador