RETRATO DA SEMANA


Para quem começou este blog há 16 anos atrás com 40, 50, acessos diários, terminar o mês de junho com 99.429 acessos (somente no dia 01 já tivemos 10.040 visitas) só aumenta nossa responsabilidade. Continuamos peleando apenas pelo prazer de ser mais um guardião da cultura regional gaúcha.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

DE RÉDEAS FROUXAS PRA URUGUAIANA


 
Parceirada deste blog. Hoje, 11 de abril, estaremos abrindo o poncho paras bandas de Uruguaiana aonde, junto com o Piquete Fraternidade Gaúcha, a Loja Gaúchos Templários e a participação de diversas oficinas da região, amanhã a noite, sexta-feira, realizaremos mais uma Sessão a Campo, na abertura do ano maçônico na região da fronteira.
 
Estas sessões visam reviver os maçons farrapos (e imperiais) que, durante a Revolução Farroupilha, realizavam estes encontros a maneira que podiam, ou seja, a campo aberto, sob as luz das estrelas, entre uma refrega e outra. Desta forma rústica, nos dez anos de conflito, foram criadas nove lojas maçônicas. Sete republicanas e duas dos caramurus.  
 
Me foi dada a honra de presidir esta sessão. O convite me deixou deveras emocionado.