RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

UM BOM LOCAL PARA O LAÇADOR


Laçador na rótula das  avenidas Edvaldo Pereira Paiva com Augusto de Carvalho.
Arte: Jeandro Garcia
Discutem, novamente, um novo local para a estátua do Laçador.
Considerado patrimônio da cidade  desde agosto de 1992, o Laçador foi inaugurado em 20 de setembro de 1958, nas comemorações do 123º aniversário da Revolução Farroupilha. Com 4,4 metros de altura e pesando 3,8 mil quilos, o monumento teve várias denominações: Bombeador, Boleador e, finalmente, Laçador.
Criado no Rio de Janeiro no atelier do escultor pelotense Antonio Caringi, esteve exposto no Parque Ibirapuera, no pavilhão do Rio Grande do Sul, em 1954, durante as festividades do 4º Centenário de São Paulo, sendo, depois, adquirido pela prefeitura de Porto Alegre. Antes de trocar de lugar, em 2007, foi tombado pela Secretaria Municipal de Cultura, em edital de julho de 2001. Porém, já em 1991, por votação popular, a obra havia sido eleita símbolo oficial de Porto Alegre.
Agora o monumento necessita reparos  e, para tanto, vai ser retirado do local. Aproveitando a olada, muitos defendem a ideia de colocá-lo em um lugar diferente do atual, localizado na Avenida dos Estados em frente ao antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, numa elevação que tem o nome de Coxilha do Laçador.
Sob os argumentos de que o Sítio não virou ponto de convivência e de pouca visibilidade do memorial, nomes como Carlos Paixão Côrtes, filho do folclorista que serviu de modelo a estátua, defendem a mudança. Outros, entendem que o Laçador deva ficar onde está.
Nossa opinião é favorável a mudança. No local em que se encontra a estátua é vista de longe por quem adentra na capital pela BR 116 e quem chega ou sai do aeroporto, por estarem sempre com pressa, apenas lhe atiram um olhar de curiosidade. Poucos se dão ao trabalho de parar o carro, fotografar, ou mesmo tirar um tempo e ir até o sítio apenas para conhecer o belo monumento.
Achamos que a Rótula das Cuias, um local revitalizado, ao largo da orla do Guaíba, local de fácil acesso, com milhares de pessoas em deslocamento ou curtindo as belas áreas de lazer, bombeando o por do sol, o Acampamento Farroupilha... seria um ótimo lugar para permanecer em definitivo o maior símbolo de todos os gaúchos.