ACESA A CHAMA CRIOULA 2018
Mais de 600 pessoas enfrentaram o frio para acompanhar a cerimônia de geração da Chama Crioula, às margens do Rio Uruguai na manhã desta sexta-feira, 10, em Iraí.
A cerimônia marca a abertura dos Festejos Farroupilhas e reascende a cada ano o amor do gaúcho pelo seu Estado. As atividades, a partir desta data, seguem até 20 de setembro, agora em cada uma das Regiões Tradicionalistas.
Acesa de forma primitiva e em uma ilha no meio do Rio Uruguai pelo tradicionalista Eberton Bras Magri, a chama foi trazida à margem de canoa para ser conduzida pelo patrão do Minuano CTG João Arlindo Rembold e o prefeito de Iraí, Antonio Vilson Bernardi, que levaram a chama até as mãos do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Nairo Callegaro para acender a pira que servirá de base para repassar uma centelha da chama para cada uma das 30 regiões do Rio Grande do Sul, em cerimônia marcada para este sábado, 11, a partir das 9 horas.
– É uma grande honra para Iraí receber esse evento. E poder homenagear essas pessoas que fizeram a construção da 28ª RT, são pessoas fundamentais, é um momento bem emotivo para todos nós. Além deles o balseiro João Maria, de 94 anos, que fez 13 viagens de balsa vai também representar esses importantes homens que ajudaram a construir a história do nosso Estado e da região – comentou o patrão.
Para o presidente do MTG, o momento incorporou e representou o verdadeiro espírito do Movimento, de simplicidade e respeito, abraçado pela comunidade de Iraí. “São cavalarianos de todos as regiões do Estado aqui presentes, bem como o nosso patrono, Renato Borghetti, que representa aquilo que estamos fazendo pelo nosso Movimento. Mudanças, sim, mas sem mudar os conceitos e os documentos que embasam a história o MTG, que trazem o novo, as novas gerações”, afirmou.
A programação terá continuidade no sábado e no domingo:
11/08 – Sábado
– 9h – Distribuição da Chama Crioula para as regiões nas proximidades do Minuano CTG;
– 12h – Almoço no Minuano CTG;
– 14h – Apresentação de Invernadas Artísticas CTG Fronteira do Rio Grande;
– 15h – Celebração Crioula ecumênica na Praça municipal;
– 16h – Show com Os Costa (palco de shows centro da cidade);
– 18h – Show artístico com Agrupamento Biriva do CTG Porteira Aberta de São Miguel D’oeste;
– 19h – Apresentação das Invernadas Artísticas do CTG Rodeio da Querência;
– 19h30 – Apresentação de Invernadas Artísticas do CTG Gaudérios do Rodeio;
– 21h30 – Bailanta Gaúcha no Minuano CTG – Grupo Arte Gaúcha.
12/08 – Domingo
– 9h- Mateada com talentos locais;
– 15h – Teatro Timbre de Galo (Passo Fundo) (palco de shows centro da cidade). Encerramento oficial da 71ª edição da Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado do Rio Grande do Sul.
Antes de finalizar a cerimônia Callegaro pediu ainda orações, de todos, para Paixão Côrtes, um dos idealizadores do MTG, que encontra-se hospitalizado. Paixão era um dos jovens estudantes do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, que buscou uma centelha da “Chama da Pátria”, que deu origem a primeira “Chama Crioula”, simbolizando uma união indissolúvel entre o Rio Grande do Sul e a “Pátria Mãe”, com o desejo de que a mesma aquecesse o coração de todos os gaúchos e brasileiros até 20 de setembro, data magna estadual.
Ao final do ato as autoridades descerraram uma placa, as margens da BR 386, nas proximidades do local de acesso ao chalé, onde a chama foi acesa, para marcar a 71ª Geração e Distribuição da Chama crioula.
Com colaboração de Heloíse Santi
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Cel e Whatsapp: 51 99370 0619