PARA O OUTRO LADO DO MUNDO
Amigos leitores deste periódico virtual gaudério.
O flagrante acima, triste, covarde, desumano, não tem mais que 100 anos. Retrata a forma como foram tratadas as mais de 250 nações de aborígenes que habitavam o atual continente australiano. Tal extermínio, semelhante com o que os lusos-espanhóis praticaram por aqui com os índios guaranis (e com a nossa escravatura), foi patrocinado pelos colonizadores ingleses mais intensamente a partir de 1 de janeiro de 1901, quando as seis colônias se tornaram uma federação e a Comunidade da Austrália foi formada.
Mas como, em tão pouco tempo, este país transformou-se num lugar próspero e seguro com um sistema político estável, tecnologicamente avançado e industrializado?
Austrália é um país multicultural e tem excelentes resultados em muitas comparações internacionais de desempenhos nacionais, tais como saúde, esperança e qualidade de vida, desenvolvimento humano, educação, liberdade econômica e civil...
Mas bueno.
Na semana que vem estamos abrindo o poncho para conhecer mais de perto este lugar pitoresco e saber o motivo pelo qual este país ter se tornado o destino de milhares de jovens brasileiros sem perspectiva de emprego por aqui.
Vamos ficar em torno de 30 dias (ou um mês se preferirem). Contudo, vamos levar o escritório (notebook) junto e o blog e as atividades gaudérias não vão parar. O máximo que pode acontecer é um dia ou dois falharmos nas postagens - só de campo de aviação e aeroplano são, praticamente, dois dias - .
Então, parceirada amiga, até a volta. E vamos proseando por estas quebradas do mundo velho.