O Paixão Côrtes, que ontem, sábado, completou 87 natalícios, tem uma tese muito interessante. Segundo ele, não é bom tu receber muitas homenagens, pois isto é sinal de que a velha emcapuzada, com aquela foice (morte) anda te rondando.
Sem tirar a razão do grande folclorista, eu tenho um contraponto para esta teoria. É bem simples. - Toda homenagem é tapada de emoção, e as emoções nos remoçam.
Venho tocar nesta prosa porque ontem recebi, devidamente autografado, o DVD Porca Véia, 30 Anos de Sucesso, gravado ao vivo em sua despedida lá em Caxias no final do ano passado (mas que belíssimo regalo) e me senti deveras emocionado (e homenageado) ao participar deste trabalho
Vou ser sincero. Me arrepiou o pelo bombear esta obra, especialmente a composição O Último Baile, letra minha musicada pelo José Claro (Zezinho) em homenagem ao Porca.
Fazer parte deste brilhante evento a convite do Porca foi uma das maiores satisfações de minha vida. Eu, um antigo e anônimo fã do Porca; um rapaz que mal e mal dançava na invernada do Rodeio Serrano e achava lindo tudo que este gaiteiro chegado da ETA, de Viamão, fazia; Foi Diretor da antiga FEBEM nos áureos tempos de São Chico de Paula. Morro e não esqueço das fuzarcas, das rodadas de canto e trago, das serenetas, das escapadas da polícia no seu volkswagen TL, junto com o Jari, o Zé Fogaça, o Agnel, o Tomaz... Tchê... Ver este DVD de um ídolo, do símbolo da mais pura musicalidade sulina, do herdeiro de fato de Honeyde Bertussi, realmente, é muita emoção para mim.
Dançar num baile do Porca sempre foi motivo de aprofundar meu sentimento nativo. Ter uma música gravada por ele era razão de júbilo. Fazer parte do resumo de sua obra artística é um orgulho incomparável.
Mandei este recado para o Zezinho no face: acabei de receber, de ver e de chorar de emoção (em relação ao DVD do Porca). Cara.
Acho que foi tua melhor apresentação!! Te entregou de corpo e alma (e o
Gabriel também). Sinceramente, meu mano velho, podemos morrer amanhã
que nossa obra musical tá feita!
Isto resume tudo.
Grande abraço Porca e prepare um mate que, a qualquer momento, bateremos os costados aí por Ivoti.
Grande abraço Porca e prepare um mate que, a qualquer momento, bateremos os costados aí por Ivoti.
