RETRATO DA SEMANA


Que o acontecido com o dócil Orelha (massacre que serviu de diversão para adolescentes) sirva de alerta para dezenas de situações semelhantes de maus tratos aos animais. As penas são brandas para estes MARGINAIS.

sábado, 11 de janeiro de 2014

O PRIMEIRO DIA DO CONGRESSO





Quando as 17h chegou a Chama Crioula, vinda de Santa Maria, através do grupo de Cavalgadas Tropeiros do coração do Rio Grande, liderados pelo coordenador Ildo Wagner, deu-se inicio a solenidade de instalação do 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho.

Prendas, Peões, Conselheiros, Coordenadores, congressistas e tradicionalistas em geral estiveram presentes quando foi iniciada a sessão solene de instalação do congresso. Jorge Peixoto foi escolhido presidente e Marcia Borges, patroa do 35 CTG, vice presidente da 61ª edição.

A primeira sessão plenária contou com a escolha da musica tema, o patrono espiritual e o tema anual do MTG para 2014.

Proposta  para que a música tema  do  61º  Congresso  Tradicionalista fosse a composição “Chote ao Rio Grande”, de autoria Jorge Missioneiro, vinda do conselheiro José Aldomar de Castro foi aprovada.

Fabiano Vencato, de Canoas,12ª Região Tradicionalista, propôs homenagear, concedendo o título de Patrono Espiritual do 61º Congresso Tradicionalista Gaúch,o ao Sr. Mário Fernandes Monteiro, recentemente falecido. "Em novembro de 2013 entre tantos outros companheiros de ideal, perdemos a companhia de um grande tradicionalista. Para tal proposição transcrevemos, alguns aspectos sobre a vida deste homem simples, mas de grande coração" - defendeu Fabiano. A proposta foi aprovada.

Objetivo anual do tradicionalismo para 2014: “Preservando o passado, construindo o futuro: MTG em defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do RS” - tema que deverá fazer parte do dia a dia dos CTGs e entidades tradicionalistas pelo estado.

 "Propomos como objetivo anual do MTG para 2014 o desenvolvimento de ações que chamem a atenção do poder público, da comunidade tradicionalista, e da sociedade de um modo geral, para o abandono em que se encontra boa parte do patrimônio cultural ainda existente no estado do Rio Grande do Sul, e para a importância de se desenvolver esse assunto nas escolas, nos núcleos culturais e nos vários segmentos sociais existentes, através do tema: “Preservando o passado, construindo o futuro: MTG em defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do RS”. Este tema norteará as ações desenvolvidas nos projetos dos departamentos culturais, prendas e peões durante o ano de 2014, através da realização de palestras e seminários sobre patrimônio histórico e educação patrimonial, estabelecimento de parcerias com entidades culturais e órgãos responsáveis pela manutenção e organização do patrimônio histórico de suas localidades, onde poderão ocorrer inclusive eventos do Movimento Tradicionalistas Gaúcho, das regiões tradicionalistas e entidades, e ainda, o desenvolvimento de atividades junto aos educandários dentro das ações do “MTG vai á Escola”, e possíveis parcerias das entidades tradicionalistas, educandários e poder público para a capacitação de professores sobre o referido tema, multiplicando o conhecimento proposto nas escolas, contemplando assim toda a comunidade" - palavras de Lucas e Mari Ana Diniz.

Por: Rogério Bastos