RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO


JESÚS MARÍA: 
LA CRUELDAD EN EL FESTIVAL DE "DOMA" Y "FOLKLORE"

a foto, como aparece no facebook 

Quem é formador de opinião, tem que ser honesto com aquilo que mostra ou diz. Ou então que não mostre e nem diga.

Quem bombeia a foto (acima) e lê o título  JESÚS MARIA: LA CRUELDAD EN EL FESTIVAL DE "DOMA Y FOLKLORE" fica incrédulo. Acredita que o evento que terminou ontem em Córdoba,  Argentina, é um abatedouro de cavalos. Que a foto é o resultado das domas...

Mais incrédulo fiquei eu ao ver que gente esclarecida, poetas aqui da terra, saíram fazendo verso contra o festival dando vasa a um repórter argentino que é contrário ao encontro campeiro e artístico. Dezenas de pessoas, mal informadas ou manipuladas pela imagem e texto, saíram compartilhando os versos acrescentando palavras agressivas contra os organizadores e, muitos, contra o próprio gauchismo...

O flagrante, como realmente é (foto abaixo), mostra um acidente com um caminhão de cavalos. Nem se sabe se o fato ocorreu no evento (Festival de Folclore). Aí, uns recortam a parte de cima da chapa (foto acima) acrescentam suas ideias contrárias e outros saem maldizendo o evento.

Então que sejam claros. Digam que não gostam do festival de doma, ou de rodeio, ou de tiro de laço, ou de cavalgadas, ou seja lá do que for, porque, na sua opinião, são atividades que maltratam, estressam os animais. Não se pode é manipular as informações.

Ou, por fim, teremos que aplicar aqui pelo Rio Grande do Sul o quadro do programa Fantástico "Verdadeiro ou Falso?", onde são analisados os vídeos que circulam por aí, alguns, cheios de montagens, e adivinhar quais são autênticos e quais são de mentira.   

Como diria o saudoso Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, reconhecido por suas frases de efeito, "a internet é uma faca de dois legumes", ou seja, se não soubermos lidar com a informação, poderemos sair cortados.


a foto, como realmente é