A 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce chega ao fim, mas não as amizades reencontradas, ou as novas amizades seladas, também os aprendizados e alegria de cavalgar a beira da Lagoa dos Patos, cultivando as tradições neste torrão gaúcho.
Foi uma cavalgada especial para a Associação dos Cavaleiros da Costa Doce, pois completamos 15 anos de cavalgadas, sem falhar nenhum ano, e nesta tivemos acontecimentos e fatos que devem ser destacados:
- Um ótimo número de cavaleiros.
- Cavaleiros da mais alta qualidade, não somente sobre o cavalo, mas também na conduta, no caráter e na comunhão das melhores qualidades campeiras e cidadãs.
- Os Correios nos homenagearam com um selo comemorativo da 15ª CCCD.
- Uma linda homenagem ao seu Carlos Gonçalves e sua esposa Neli pela organização da cavalgada por tantos anos.
- Cavaleiros de inúmeras cidades gaúchas, mas também de Santa Catarina, Paraná e Pernambuco, Alemanha, Suíça e Uruguai erradicados no Brasil.
- Belas recepções nas cidades, CTGs, entidades e fazendas que passamos.
- Muitos visitantes, amigos e parentes que acompanharam cada trecho.
Outro detalhe chamou a atenção nesta edição, e não foi o calor recorde, mas sim a bravura destes cavaleiros que não deixaram se abater pelas altas temperaturas e percorreram bravamente todos os caminhos, recarregando suas forças nos seus eficientes apoios.
Aproveitando para frisar o grande apoio dado em nossos eventos pelas comunidades locais que permitiram a garantia de nosso repouso, assim como empresas e entidades apoiadoras.
Nós da organização queremos agradecer por cada um que esteve conosco, compartilhando sua amizade, seus conhecimentos, seu companheirismo e todos os momentos que tornaram esta cavalgada especial em cada detalhe. Sabemos que sempre há pontos em que melhorar, mas sabemos também que esta foi uma das melhores edições, graças ao esforço de cada um nesta jornada, desbravando os antigos caminhos percorridos em nossa Costa Doce, resgatando a história dos gaúchos pampeiros, das charqueadas e da Revolução Farroupilha.
Já começamos a planejar 2015, e buscamos desde já apoio de empresas e entidades para novos planos, nada melhor que os primeiros apoiadores sejam já Cavaleiros da Costa Doce, como todos agora são, quem tiver interesse nos procure.
Abraço cinchado a todos! Até 2015! Pois a cada ano nossa natureza muda e nossas trilhas também, fazendo cada cavalgada única.
NÃO ESTIVE POR LÁ, DE CORPO PRESENTE......
...porque, a pedido de meu amigo Jeândro Garcia, um dos grandes divulgadores da cavalgada, fiz um breve poema em homenagem a Dona Neli, uma das organizadoras e mantenedoras deste belo evento e que lhe foi repassado ao final da jornada.
CANTIGA A DONA NELI ( Léo Ribeiro de Souza)
Nos pagos da tradição,
para que tudo de certo,
da cidade ao campo aberto
precisa organização.
E digo,com emoção,
que andei muito por aí
mas até hoje não vi
uma prenda tão dedicada
pela nossa cavalgada
igual a Dona Neli.
Sempre amiga e companheira,
cruzando varzedo e grotas
de Guaíba até Pelotas
é uma fiel escudeira.
Mulher de fibra, parceira,
nos galpões ou nas lagoas.
Diversas lembranças boas
nós levaremos de ti.
Mil Gracias, Dona Neli,
a nossa eterna Patroa.