RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Preparativos para o casório

domingo, 24 de novembro de 2013

MAS QUE TARDE CULTURAL!


Presidente Cândido Brasil e Naiara Silveira Rodrigues, 
filha de Oliveira Silveira,
poeta homenageado na Sessão da Estância da Poesia Crioula

Ontem, dia 23 de novembro, passamos uma tarde verdadeiramente cultural na Estância da Poesia Crioula.

Como encerramento da Semana da Consciência Negra a Academia Xucra do Rio Grande promoveu uma excelente palestra, regada a poesia, proferida pelo ator Sirmar Antunes, sobre o poeta Oliveira Silveira, de quem era amigo pessoal.

Eu não conhecia pessoalmente Sirmar Antunes, mas posso dizer que é uma grande figura. Proseamos um bocado sobre suas atividades e contou-me fatos pitorescos sobre Os Senhores da Guerra, próximo filme de Tabajara Ruas em que ele atua, e que será lançado em 2014. Como pediu-me segredo sobre tópicos do filme, esperaremos para ver...   

Também se pronunciou (e declamou um poema) sobre Oliveira Silveira, sua filha Naiara Silveira Rodrigues. Disse-nos, ela, que possui um grande acervo sobre a obra de seu pai e só espera o momento oportuno para repassar tal memorial ao grande público. 

Esperamos que o projeto sobre um museu contando a história do negro no Rio Grande do Sul receba total apoio e saia do papel. 

Oliveira Silveira, um gaúcho rosariense que tornou o 20 de novembro nacionalmente conhecido e reverenciado como Dia Da Consciência Negra, sendo data considerada feriado em vários Estados do Brasil (não no Rio Grande do Sul), foi dignamente lembrado na tarde deste sábado portoalegrense. Parabéns Cândido Brasil e a todos os vates da Estância da Poesia Crioula (que, inclusive, mantém um concurso poético sobre o Negro, intitulado: Oliveira Silveira).   

Ator Sirmar Antunes, aqui interpretando o Sargento Caldeira, 
em Netto Perde Sua Alma,
foi o palestrante sobre Oliveira Silveira na tarde de ontem na E.P.C

O ator nos contou que o filme de Tabajaras Ruas, Os Senhores da Guerra,
que será lançado em 2014 contando a história de dois irmãos, 
um Chimango, outro Maragato, com certeza será um grande sucesso.

Foto: Marilene Huff