DO GRANDE ORIENTE DO RIO GRANDE DO SUL
Piquete Fraternidade Gaúcha, já prepara a
TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA
TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA
Nesta segunda feira a noite comemorou-se os 120 anos da fundação do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Com o Templo Nobre completamente lotado a data foi reverenciada com uma Sessão Magna alusiva ao fato. E o nosso piquete Fraternidade Gaúcha, Irmãos amantes do tradicionalismo sulino, estava lá formando a Guarda de Honra.
É sabido da influência da Ordem Maçônica em diversos acontecimentos que mudaram o rumo da humanidade como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa, a Independência do Brasil (Dom Pedro I era Grão Mestre Maçom), a Revolução Farroupilha, enfim, centenas de episódios históricos onde os templários, nas penumbras das noites grandes, foram articuladores.
No Brasil nós temos três Potências, ou Obediências Maçônicas a saber: O Grande Oriente do Brasil, Grandes Lojas e Grandes Orientes Independentes, onde o nosso, do Rio Grande do Sul foi o segundo Estado a desmembrar-se do GOB (Grande Oriente do Brasil).
Neste contexto, fundamos o Fraternidade Gaúcha (alguns integrantes na foto acima), um grupo de maçons tradicionalistas que fazem este elo da cultura regional com a Arte Real.
Isto tudo é só um preâmbulo para convidar a todos para a V TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA, festival poético organizado por este grupo e que acontecerá no mês de agosto de 2014 (já com o Brasil campeão do mundo).