Nossa homenagem a um dos gaúchos mais campeiros que conheci e que partiu para as sesmarias do infinito esta semana: JOSÉ FONSECA.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

RIO GRANDE DO SUL - O SOLO E O HOMEM


No texto de abertura do novo livro do fotógrafo Eurico Salis, o escritor Luis Fernando Veríssimo lembra que não basta apenas apertar um botão para captar lindas imagens: “É preciso ter uma ligação forte com a terra e suas tradições e saber o que procurar, entre tantas imagens possíveis”. Pelas fotos estampadas aqui, parece que Eurico encontrou o que procurava, né?

Em Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem, o autor reúne 200 belas imagens como esta, resultado de dois anos percorrendo diversas regiões do Estado para registrar a relação do homem com a terra.

O fio condutor da viagem foi um livro escrito pelo avô do fotógrafo sobre a terra gaúcha e a formação de seu povo. A obra de Eurico Jacintho Salis chamava-se O Solo e o Homem  no Rio Grande do Sul, ganhou texto de apresentação de Erico Veríssimo e foi publicado em 1959 – justamente o ano em que nasceu seu neto Eurico Salis.

O lançamento do volume - que tem 240 páginas e textos do jornalista Renato Dalto – vai acontecer dia 02, amanhã, às 19 h, no Foyer do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.   

Fonte: Roger Lerina - Segundo Caderno de ZH - dia 29/03/2013