RETRATO DA SEMANA


Bombeando as premiações do nosso cinema nacional me bateu saudades das grandes produções gaúchas como Anahy de Las Misiones

domingo, 19 de agosto de 2012

RESULTADO DA ENQUETE

É chegada ao fim mais uma pesquisa de nosso blog, oriunda de grandes discussões no facebook, e com enorme vantagem para aqueles que defendem a afirmativa de que nossa tradição gaúcha sofreu e sofre muito mais influência da cultura espanhola do que a portuguesa

A pergunta era: Qual a cultura que mais influênciou na formação do gaúcho rio-grandense?

As opções eram: Espanhola e Portuguesa. 

Em uma semana de pesquisa e aceitando apenas um voto por computador, o resultado foi o seguinte:

Votos: 147 
Espanhola: 124 (84%)
Portuguesa: 23 (16%)



A INFLUÊNCIA DA CULTURA ESPANHOLA
NO GAÚCHO RIO-GRANDENSE

No século XVII, o Rio Grande do Sul era uma região disputada entre portugueses e espanhóis. A ocupação iniciou-se de fato com os milicianos, que eram tropeiros de São Paulo e Minas Gerais, sendo reforçada com a vinda de casais açorianos na década de 1750. Essa imigração açoriana foi promovida pela Coroa Portuguesa, para estabelecer o domínio português na região.

Os espanhóis introduziram a criação de gado, que rapidamente tornou-se a economia predominante no Rio Grande do Sul. A população se concentrava nos pampas, tendo havido uma fusão de costumes espanhóis, portugueses e indígenas, que deram origem ao tipo regional gaúcho. Embora o gaúcho fosse mais português que espanhol, a influência cultural vinda dos países vizinhos predomina na cultura gaúcha até hoje.

A influência espanhola se fez sentir no Rio Grande do Sul, desde a sua formação. Pode-se mesmo falar que, sem a participação espanhola, a pecuária - que seria a base da economia gaúcha durante o século XIX e início do XX - não existiria com a importância que tem. Mas não é só isso: no linguajar da fronteira, nas influências culturais, países de língua hispânica desempenharam um importante papel no nosso século.

Não poderia ser de outra forma. Afinal, o Rio Grande representou a principal zona de contato - e conflito - com os vizinhos espanhóis. Atualmente, metade de nossos limites territoriais se encontra com nações de origem hispânica: ao sul está o Uruguai, ao oeste a Argentina. No século XVII todo o atual estado estava em mãos espanholas. No século seguinte os portugueses conquistaram algumas áreas, e boa parte do território gaúcho voltou a ficar em mãos espanholas - suas tropas invadiram o sul do estado, ocupando a cidade de Rio Grande por 13 anos. Já no início do século XIX a situação foi inversa: foi o Brasil que ocupou a área do Uruguai, incorporando-o ao seu território como Província Cisplatina.

Além da economia, também em termos culturais a influência espanhola se fez presente, em especial na zona da Campanha. Ali, vivendo situações parecidas e com atividades econômicas idênticas, os gaúchos dos dois lados desenvolveram vestimentas extremamente semelhantes. Da mesma forma, o falar, a musicalidade, as danças, sofreram e sofrem grande influência da cultura espanhola. Também a gastronomia é bastante parecida: a carne é a base alimentar de todo o pampa.