CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

terça-feira, 10 de abril de 2012

TEMPLO BUDISTA. HARMONIA E PAZ.

Domingo de Páscoa, dia 08, andei na contra-mão da história. Como diz o ditado espanhol “se hay govierno soi contra”. Enquanto todos os cristãos comemoravam a ressurreição de Jesus, nas igrejas, nas celebrações das eucaristias, me fui ao Templo Budista... Foi uma mudança da água para o vinho, pois sábado à noite estive em Canela e Gramado e com todo o respeito a estas belíssimas cidades (e o mal é universal), “garrei nojo” do comércio que tornou-se esta data onde deveríamos apenas celebrar com alegria e orações o renascimento de Cristo.

Sou católico, por batismo, mas gosto de ler e conhecer os fundamentos de outras religiões. Tenho para mim que todas as seitas que pregam o bem têm sua real importância, ou seja, as religiões, como um todo, são boas. Quem estraga seus preceitos são alguns de seus praticantes. O fundamentalismo, o radicalismo, o fanatismo e outros “ismos” mais denigrem qualquer religiosidade (agora, por minha conta, acrescento o mercantilismo).

Mas voltemos ao Templo Budista.

Tal retiro de oração fica a uns 20 km de São Francisco de Paula, dentro do município de Três Coroas. É chamado de Centro Budista Chagdud Khadro Ling.

Inspirado na cultura tibetana o Centro está localizado em um lugar privilegiado, com uma paisagem inspiradora, que transmite muita paz aos visitantes. Khadro Ling foi fundado por Chagdud Tulku Rimpoche, um grande mestre do budismo tibetano, reconhecido por sua imensa realização espiritual, sabedoria e compaixão. Ao construir o Khadro Ling, ele sempre expressou a intenção de que esse local não fosse somente um lugar propício para a prática do budismo tibetano, mas também um ambiente em que todas as pessoas, independente de quaisquer crenças religiosas, pudessem encontrar paz, tranqüilidade e bem-estar. E foi exatamente isto, paz de espírito e tranqüilidade à alma, que senti naquele local. Saí daquele ambiente postado no alto de uma colina, cercado de mata nativa, com a energia espiritual renovada.

Neste lugar há uma perfeita convivência entre os seres e a natureza. Segundo me informou um praticante (existem trinta e cinco pessoas que ali moram e trabalham gratuitamente) até mesmo as baratas recolhidas nas casas são jogadas no mato. Tudo tem que estar em perfeita harmonia.

O Centro Budista está localizado em Àguas Brancas, 1211 com acesso pela RS 020 (Taquara – São Francisco de Paula).

O complexo de monumentos sagrados erguidos no centro budista pode ser visitado de terça a sexta feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, e nos sábados e domingos, das 9h às 17h, exceto nos períodos de retiros espirituais.

Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendar através do telefone (51) 3546-8200.

O Templo Budista é um dos locais mais belos deste Rio Grande do Sul, e vale a pena ser visitado