terça-feira, 6 de março de 2012

PAJADOR PAULO MENDONÇA NO CHILE

Javier Lucena, Paulo de Freitas Mendonça, Arnoldo Madariaga e Arnoldo Madariaga Lopes.

Paulo de Freitas Mendonça esteve pajando no Chile nos dias 02 e 03 de março, no XX Encuentro de Poetas y Payadores en El Rincon, cidade próxima de Santiago.

O evento contou com importantes pajadores chilenos. Mendonça foi o único pajador de fora daquele país nesta edição.

Teve a oportunidade de improvisar com Juan Carlos Bustamante, Pancho Astorga, Myriam Arancibia e Arnoldo Madariaga, este último considerado "Patrimônio Vivo da Nação", título concedido pelo governo chileno por seus trabalhos à cultura popular. Além desses contrapontos, o pajador brasileiro ainda participou do que os chilenos chamam de "banquillo", uma espécie de pajada de perguntas e respostas. Nesta atuação houve uma questão inédita. Pela primeira vez se faz um banquinho com quatro pajadoras e um pajador. As improvisadoras chilenas que atuaram com Mendonça foram Myriam Arancibia, Soledad Menares Madri, Daniela Sepulveda e Ingrid Astorga, todas chilenas.

O encontro de duas noites de poesia oral improvisada teve espetáculos de 3h30 de duração em cada noite para um público que não arredou o pé e aplaudiu a todas as modalidades de pajada. Foram apresentadas pajadas de contraponto, de pé forçado, a dos razones, redobladas e brindes, entre outras formas de improvisar.

Considerado uma das principais estrelas do encontro, Paulo de Freitas Mendonça, diz ter voltado desta andança mais experiente por ter pajado em modalidades que aqui no Brasil não tem oportunidades de apresentar.

Mendonça, que esteve na Argentina em janeiro e no Chile em março, já tem viagens marcadas para o Uruguai, no início de abril e em agosto estará no Panamá, ministrando palestras nas escolas daquele país por dez dias, além de outras viagens que ainda estão em negociação.

Pancho Astorga e Paulo de Freitas Mendonça

Siga-me no twitter: @tcheleoribeiro
Se extrair alguma matéria deste blog, o que será um prazer para nós, citar a fonte