CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

RETRATANDO O RIO GRANDE DO SUL

Uma coisa que sempre me fascinou foi a fotografia. Considero um gênio quem criou esta fórmula de deixar registrado um momento de nossas vidas.

Quando eu era guri, lá por São Chico de Paula, o "retratista" mais famoso era o Tibica, um mulato ágil, parceiraço, goleiro do time Canela Preta. A gente tirava a foto, rebobinava o filme tomando o cuidado para não pegar luz, entregava para ele (Tibica) que remetia para a "revelação" em Porto Alegre. Aquilo, para nós, era pior do que parto de burro, pois era um processo para 10, 15 dias. A curiosidade era enorme para ver como ficavam as "chapas".

Após os carnavais, casamentos, bailes de CTG, o estúdio do Tibica era mais visitado que a Bailanta da Tilóca (casa da luz vermelha).

Mesmo com o advento das filmagens, a fotografia continua guardando seu encanto e valor. As máquinas digitais de agora te dão todo o recurso e mostram na hora o que ficou "clicado".

Mesmo nunca tendo feito algum curso ou tendo um equipamento profissional nas mãos, continuo gostando demais dos retratos, ou dos "flagrantes" como diz o Paixão Côrtes, e não sou muito "pra tráz" neste assunto (a foto da cuia, que dá a marca ao concurso que ora promovemos, além da grande maioria dos registros cênicos que compõe nosso blog, são de minha marca).

Por este motivo, para comemorar o segundo ano de existência e de postagens ininterrúptas de nosso periódico crioulo, criamos o Concurso de Fotografias RETRATANDO O RIO GRANDE DO SUL.

Mande suas fotos, por mais simples que sejam, até o dia 01 de março, para nosso endereço eletrônico (blogdoleoribeiro@hotmail.com). Os dez primeiros colocados receberão em suas casas o livro de poesias Três Poetas Serranos, de Zeno Cardoso Nunes, Rui Cardoso Nunes e deste blogueiro, Léo Ribeiro de Souza.

A sua participação será uma honra para nós!