terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VOLTEANDO DATAS - NASCE JOCA MARTINS

Se eu fosse fazer um release de Joca Martins, bem resumido, sem transparente emoção, faria um Ctrl C + Ctrl V de seu próprio blog e postaria assim:

Cantor e compositor, iniciou sua brilhante carreira musical nos festivais de música gaúcha no ano de 1986, tendo obtido diversas premiações como primeiro lugar e melhor intérprete.

Iniciou sua trajetória discográfica em 1995 com o CD “Xucro Ofício”, de lá pra cá, já gravou 14 CDs e 3 DVDs , tendo sido agraciado com dois Discos de Ouro, pelos álbuns “O Cavalo Crioulo” e “Clássicos da Terra Gaúcha”.

No ano de 2005 recebeu o troféu Vitor Matheus Teixeira “Teixeirinha” de melhor cantor do Rio Grande do Sul.

Ele, vem representando a cultura gaúcha de bota e bombacha em diversos estados do Brasil como Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro entre outros.

Atualmente Joca Martins está em fase de lançamento do seu CD – 25 anos, lançado pela gravadora ACIT, que sairá em DVD no final deste ano.

Joca Martins é um dos nomes mais requisitados para shows em rodeios, feiras, festivais e eventos culturais que priorizam a qualidade e o carisma perante o público.

Ele é citado pelo imortal Jayme Caetano Braun, como “um intérprete que possui o indispensável ao cantor crioulo: autenticidade!”


Mas bueno. No dia de seu aniversário, eu trocaria esta resenha apresentativa por duas palavras. MUITO OBRIGADO!

Muito Obrigado, Joca, por nos emprestar teu talento e animar com tua voz nossas almas galponeiras um tanto feridas pelas sonoridades vazias que somos obrigados a escutar por aí.

Muito Obrigado pelo teu gauchismo que faz transcender em nós o apego a terra, aos animais, a gente humilde.

Muito Obrigado por tua amizade. Não temos contato, mas somos amigos pois, como dizia o poeta alegretense: - tenho saudades de ruas que não passei, de amigos que não conheço.

Parabéns, índio velho, orgulho de tua cidade, de teu povo, da nação rio-grandense.