O Adão Ondino de Moraes Bueno (foto acima) é um bageense de quatro costados, radicado lá em São Francisco de Paula, minha querência. Deve ser cinco ou seis anos mais velho do que eu.
Pois o Bueno, quando começou a aparecer lá por cima da serra, por sua estampa e por sua vivência gaúcha era um ícone para nós, piazotes recém adentrando no gauchismo através da invernada artística do CTG Rodeio Serrano. O Adão Bueno fora dançarino do Grupo de Arte Folclórica Os Muuripás. Campeão de chula, malambo, exímio executor de bombolegüero e, sempre bem pilchado. Nos grandes rodeios do Parque Davenir Peixoto Gomes o Bueno vinha para as disputas de sapateio (ganhava todas) vestido de chiripá, bota de garrão, boleadeiras amarradas na cintura, lenço atado na cabeça e chapéu pança-de-burro. Era uma figuraça!
Nós (rapazotes) fazíamos volta ao redor do Bueno para ouvir suas histórias de andanças que daria para escrever um livro. Graças a Deus, até hoje privo da amizade do Bueno e de sua família.
Mas o Bueno tinha uma teoria, que até hoje nunca esqueci, quando falava em “estampa de gaúcho”. Dizia ele:
- Para mim, um gaúcho não pode ter o cabelo repartido do lado e nem usar óculos (nem escuro e nem de grau) . O índio – continuava ele - tem que ser meio desleixado, meio melenudo...
Talvez por estas afirmativas do Adão Bueno, embora precise usá-los, nunca me deixo fotografar de óculos.
E agora, por minha conta, acrescento mais um item nesta “tese” do Bueno sobre a estampa do gaúcho.
Não me gusta o tal de casaco. Não me perguntem porque. Não sei se cheira a “Mauricinho”, a naftalina, a regramentos, a normas, a engomação, a enrolação... Não sei explicar.
Prefiro um poncho-pátria, um pala, um bichará, uma japona, um jaleco, um colete, uma camisa de lã, mas, jamais um casaco. O velho “palitó” foi criado para ser usado na fatiota, com calças, não com bombachas.
Sei que parece extranho e devo estar retumbantemente errado em minha opinião, mas nunca gostei do casaco na pilcha gaúcha! Sei que em certas ocasiões como Baile da Prenda Jovem (debu) os pais ficam mais apresentáveis, mas... eu não uso!
Em relação ao gaúcho de cabelo repartido do lado e de óculos... respeito a opinião do Adão Ondino de Moraes Bueno.
Siga-me no Twitter: @tcheleoribeiro
Se extrair alguma matéria deste blog, o que será uma honra para nós, obséquio citar a fonte
Siga-me no Twitter: @tcheleoribeiro
Se extrair alguma matéria deste blog, o que será uma honra para nós, obséquio citar a fonte