RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Banquete oferecido ao General Honório Lemes (na ponta da mesa) pelo Dr. Fernando Abbott em sua residência em São Gabriel.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

QUEM SOMOS? UM ZÉ POVINHO?



Esta semana, por bisbilhoteiro e para não dizerem que vivo enfurnado no gauchismo, alheio a tudo o que me cerca, resolvi reculutar algumas notícias da seara política. Folhei alguns jornais do ramo e sabem no que sucedeu? Me tapei de nojo! Leiam, por favor.

PROMOTORES SUSPEITOS: Deborah Guerner e Leonardo Bandarra - ex-chefe do Ministério Público do Distrito Federal – são suspeitos de ligação com esquema de corrupção desmantelado pela Polícia Federal, conhecido como mensalão do DEM, por envolver vários políticos deste partido. Os dois também são acusados de extorquir dinheiro do ex-governador do DF José Roberto Arruda, apontado como chefe do esquema fraudulento. Os dois estão “sujeitos” a demissão.

SARNEY NOMEIA FILHO DE SENADOR: Mesmo com proibição de nepotismo pelo Supremo Tribunal Federal, o presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP), nomeou na sexta-feira passada, dia 13, um filho do senador licenciado Gilvan Borges (PMDB-AP) para trabalhar na casa.

FRAUDE NOS MEDICAMENTOS PREJUDICA NECESSITADOS: A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira, 59 suspeitos de participação num esquema de fraudes em licitações de medicamentos e equipamentos hospitalares em seis Estados, incluindo servidores públicos. A Operação Saúde, cujas investigações começaram em 2007, descobriu que empresas atuavam em esquema de cartel e deixavam de cumprir itens dos contratos prejudicando milhares de pessoas que dependem destes remédios.

JOSÉ SARNEY FAZ JANTAR DE R$ 23.900 E PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO: O ex-presidente da República e atual presidente do Senado José Sarney (PMDB) disse que vai PAGAR do próprio bolso o jantar que já fora PAGO com o DINHEIRO PÚBLICO. Jantar que o senador ofereceu ao ministro César Asfor Rocha do Tribunal Superior de Justiça. Claro, ele se desculpou, pediu calma e disse que vai pagar o jantarzinho nada modesto que custou nada mais, nada menos do que 23, 900 (vinte de três mil e novecentos reais).

CUNHADO DO GOVERNADOR PAULISTA ALCKMIN É ACUSADO DE FRAUDAR LICITAÇÃO DE MERENDA ESCOLAR: De acordo o ex-secretário de Finanças de Pindamonhangaba (SP) Silvio Serrano, uma empresa da família de Paulo César Ribeiro, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e um dos 11 irmãos da primeira-dama Lu Alckmin, se beneficiou de contrato fraudado para fornecimento de merenda escolar no município.

DOIS VEREADORES DE ABELARDO LUZ SÃO PRESOS POR RECEBER PROPINAS: Na tarde ontem, por volta das 17 horas, a Polícia Civil efetuou a prisão em flagrante do Presidente do Poder Legislativo de Abelardo Luz, LUIS ANTONIO MIGNONI – Bilé (PP) e do vereador CLAUDECIR SPEROTTO - Claude (PMDB) por cometer o crime de concussão - os dois vereadores estavam exigindo de uma empresária de Abelardo Luz, o valor de R$ 35.000,00 para votar contra o projeto de autoria do Legislativo Municipal, que proíbe a construção de postos de combustíveis no centro da cidade.

ENRIQUECIMENTO SUSPEITO DA 2ª PESSOA MAIS IMPORTANTE DO GOVERNO DILMA: Uma matéria, do jornal "Folha de S.Paulo", revelou que o Ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, aumentou em 20 vezes seu patrimônio, em um período de apenas quatro anos. Palocci foi convidado a dar explicação para a Comissão de Finanças da Câmara. Porém, a Comissão de Ética da Presidência da República, em blindagem a segunda pessoa mais importante do governo, abaixo apenas de Dilma, disse que não cabe a eles questionar como o ministro conseguiu elevar suas finanças.

VEREADOR E EX-VEREADOR SÃO PRESOS NO RS ACUSADOS DE DESVIO DE DINHEIRO DE COOPERATIVA HABITACIONAL: Operação conjunta do Ministério Público do Estado e a Brigada Militar prendeu na manhã desta quinta-feira (19) um vereador e um ex-vereador da cidade de Portão, no Rio Grande do Sul. Foram detidos o vereador João Pedro Gaspar dos Santos e o ex-vereador Clério Von Muhlen, ambos do PT. Eles são investigados pelo Ministério Público por desvio de verbas de uma cooperativa habitacional que coordenavam.

VERBA PÚBLICA PARA REFORMA DE ESTÁDIO É SUPERFATURADA: O estádio do Maracanã, palco da final da copa de 2014 no Brasil, que teve sua reforma inicialmente orçada em torno de 400 milhões, já ultrapassou a casa de um bilhão. Tudo com dinheiro público. Enquanto isto, dezenas de pessoas morrem nas filas do SUS a espera de um atendimento que pode levar meses, até anos, e a justiça liberta apenados condenados por diversos crimes, por falta de espaço nas cadeias.

E aqui pelo blog vamos preocupando-nos com cultura, com tradição, com informações poéticas e musicais, com repasse de ensinamentos puros e autênticos. SERÁ QUE VALE A PENA?

Por tudo isso reescrevo o título da postagem: Somos um Zé Povinho? Por muito menos do que o acima exposto, nossos antepassados viraram os arreios.

Desta reculuta restou-me uma bela certeza: a de que ainda sou um homem jovem. Isto porque admiro as citações do saudoso ator Charlie Chaplin. Numa delas, no alto de seus 83 anos, o palhaço mais famoso do cinema mudo escreveu: NAÕ É VELHO QUEM AINDA TEM A CAPACIDADE DE INDIGNAR-SE!

Bom fim de semana a todos!