CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

CONVITE: Em 2025 vamos reviver os velhos tempos?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

VOLTEANDO DATAS

No dia 18 de janeiro de 1968 nascia, em Alegrete, RS, Ernesto Vilaverde Fagundes que, juntamente com o pai Bagre Fagundes, o irmão Neto Fagundes e o tio Nico Fagundes, integra o conjunto musical denominado Os Fagundes.

Ernesto Fagundes começou sua carreira profissional aos 8 anos de idade, apresentando-se no CTG Vaqueanos da Fronteira, onde executava a tradicional dança da chula. Pouco tempo depois, passou a acompanhar o pai em festivais nativistas, tocando bombo legüero. Em 1985, mudou-se para Porto Alegre com a família, onde terminou seus estudos secundários. No ano seguinte, participou, com seus familiares, da gravação do LP Fagundaço.

Em 1995, gravou seu primeiro disco individual, intitulado Ernesto Fagundes. Dois anos mais tarde, lançou o álbum Guevara Vivo, em homenagem aos trinta anos da morte do revolucionário Che Guevara.

Em 1998, lançou o CD Sul pela USA Discos. Com o irmão Neto e o tio Nico, participou do evento "Tempo de Brasil", no Museu do Louvre, em Paris, durante a Copa do Mundo. O CD foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, na categoria Regional. Em fevereiro de 2000, apresentou-se em Havana (Cuba), no Projeto Cultural Sur.

Em seguida, gravou seu quarto álbum, em 2001, com o título A Hora do Mate, mesmo nome do programa que apresenta a mais de 10 anos na Rádio Rural, do Grupo RBS de comunicações.

No final de 2007, lançou o CD Coração do Rio Grande. Em 2008, Ernesto recebeu o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre